Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Rui Moura Gonçalves
Por: Museu da Pessoa, 10 de janeiro de 2006

Depoimento de Rui Moura Gonçalves

Esta história contém:

Depoimento de Rui Moura Gonçalves

IDENTIFICAÇÃO Rui Moura Gonçalves, nascido em 14 de dezembro de 1953 na cidade de Itacajá, Tocantins. FAMÍLIA O meu pai é Valdemar Gonçalves Lima e a minha mãe Antônia Moura Lima. O meu pai era militar é falecido e a minha mãe doméstica. Itacajá fica na divisa com o Maranhão, no leste do Estado, na divisa com o Estado do Maranhão. Fica a cento e vinte, cento e trinta quilômetros de Pedro Afonso [TO]. Na realidade eu não nasci em Itacajá, eu nasci numa fazenda do município, que era do meu avô. Nasci na zona rural numa fazenda, que era no município de Itacajá e posteriormente meus pais mudaram para Pedro Afonso. Na realidade não era Pedro Afonso, era um bairro chamado Bom Jesus, hoje é cidade, Bom Jesus do Tocantins, nós mudamos para lá. E Itacajá eu vim conhecer só depois de 15 anos, eu não a conhecia. Isso em 1959 quando o meu pai foi para Brasília, na época da construção, o pessoal ia muito para ajudar a construir Brasília. E nós ficamos com o meu avô em 59, 60 e 61. Nós éramos dois irmãos só. E aconteceu uma coisa engraçada, que meu pai era muito novo na época, casou jovem demais. Ficou três anos em Brasília sem voltar, quando ele voltou queria retornar a Brasília de novo, meu avô não deixou. Foi quando ele entrou na polícia, na época Polícia Militar do Estado de Goiás, e nós mudamos para Miracema de Tocantins, próximo a Palmas. Nós ficamos em Miracema até 65. Meu pai sofreu um acidente na época, e esse acidente fez com que ele fosse afastado. Aposentou. Aí nós retornamos para Pedro Afonso. INFÂNCIA Fiquei quatro anos nessa fazenda. Tenho [lembranças], e como tenho. Era uma fazenda na beira de um rio chamado Rio Negro, uma fazenda muito bonita. O pátio dela era enorme. Naquele tempo o pessoal tinha o hábito de fazer aqueles pátios bem grandões na frente, bem limpinhos, como se fosse um campo de futebol. Meu avô criava muita ovelha, naquela época, a diversão nossa...

Continuar leitura

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: Depoimento de Rui Moura Gonçalves
Data: 10 de janeiro de 2006
Local de produção: Brasil / Formoso Do Araguaia
Autor: Museu da Pessoa
Personagem: Rui Moura Gonçalves

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Trabalhando com crianças de rua
Vídeo Texto

Rui Fernandes de Freitas

Trabalhando com crianças de rua
O barbudo que grita
Vídeo Texto

Daniel Minchoni

O barbudo que grita
Liderança em aços especiais
Texto
O despertar para a leitura através do cordel
Vídeo Texto

Josimar Fernandes de Oliveira

O despertar para a leitura através do cordel
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.