Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa, 11 de janeiro de 2006

Depoimento de Isabel Ferreira Rocha Lima

Esta história contém:

Depoimento de Isabel Ferreira Rocha Lima

IDENTIFICAÇÃO Isabel Ferreira Rocha Lima. Dia 02 de julho de 1967, em Formoso do Araguaia FAMÍLIA [Meus pais são] José Ferreira Lima e Nilza Rocha dos Santos. Meu pai é lavrador e minha mãe é do lar, sempre cuidava dos filhos. A história deles assim, de encontro, eu não seu muito bem. Mas ele é do Ceará, ela é do Maranhão. E trabalhando nas fazendas por lá do Maranhão, acho que se conheceram e se casaram por lá. Daí ele veio para cá, para a região, e minha mãe ficou; aí com um ano ele voltou para buscá-la e veio para essa região de Formoso, que foi onde eu nasci. Eu conheci minha avó. Da parte do meu pai, nós não conhecemos ninguém, nem um tio, nada. Ele saiu do Ceará com 18 anos e nunca mais retornou; então nós não conhecemos nenhum primo, nenhum irmão sequer. E da minha mãe, eu conheci a minha avó; quando eu tinha 4 anos de idade, ela faleceu. Mas eu me lembro muito bem dela – muito bonita, os olhos azuis, então ficou aquela imagem da minha avó na minha mente, bem alta. INFÂNCIA Eu recordo quando nós morávamos em Gurupi [TO]. Meu pai trabalhava fora, fazendo cerca, e deixava minha mãe com os filhos. Então eu lembro vagamente quando ele chegava, era aquela alegria, porque trazia as coisas. Passava uma necessidade terrível, então eu recordo quando ele retornava dessas viagens. Era muito bom. [Somos em] seis irmãos. Eu sou a única mulher; todos homens. E todos eles tiveram oportunidade de estudar, mas nenhum seguiu os estudos – todos pararam, até oitava, quarta série. E só eu que tive esse interesse, vontade de estudar, sempre queria crescer; ajudar a minha família era um desejo enorme, desde criança. Então só eu mesmo que dei essa alegria, em termos de estudo, para os meus pais. CIDADES / GURUPI Uma cidade pacata, mas tudo muito difícil. Então minha mãe passou muitas dificuldades, porque meu pai ficava fora e com tanta criança para cuidar... Eu lembro que meu irmão...

Continuar leitura

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: Depoimento de Isabel Ferreira Rocha Lima
Data: 11 de janeiro de 2006
Local de produção: Brasil / Formoso Do Araguaia
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Gestão de qualidade
Vídeo Texto

Isabel Bekefi Kromek Cachapuz

Gestão de qualidade
Mais de um século de fantasia
Vídeo Texto

Ronaldo de Almeida Servos

Mais de um século de fantasia
Redescobrindo-se educadora
Vídeo Texto

Alice Barros da Costa

Redescobrindo-se educadora
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.