Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa,

Depoimento de Antônio Carlos de Almeida Braga

Esta história contém:

Depoimento de Antônio Carlos de Almeida Braga

IDENTIFICAÇÃO Meu nome completo é Antônio Carlos de Almeida Braga, a data é 2 de julho de 1926 e o local de nascimento é a cidade de São Paulo. FAMÍLIA Meus pais eram Antônio de Almeida Braga e Lúcia de Almeida Braga. Meu pai nasceu em Portugal, na cidade de Braga, e minha mãe nasceu em Santos, estado de São Paulo. Meu pai se formou lá. Ele era monarquista, uma coisa que hoje em dia ninguém entende, ele era monarquista naquela época e quando caiu a monarquia em Portugal, ele e os irmãos e a família toda que era monarquista foi para a Bélgica, então ele estudou em Gan, que era uma universidade muito boa de engenharia, ele se formou, ele era estudioso, muito inteligente, então se formou lá e como hoje continuam fazendo, tem muita gente que pesquisa quem são os bons alunos para depois oferecer um cargo. Ofereceram um cargo para ele no Brasil, era para a abertura de estradas de ferro. Ele era engenheiro. Veio para o Brasil e trabalhou alguns anos na abertura de estrada de ferro. Mas onde ele ganhou dinheiro mesmo – ele chegou não tinha dinheiro, tinha pouco dinheiro - mas ele morava em São Paulo, a Prefeitura de São Paulo fez uma concorrência. Tinha um lugar chamado Parque Dom Pedro II, não lembro, região bem central de São Paulo, era uma zona muito pantanosa, então quiseram fazer uma tomada de preço para ver quem fazia aquilo – o Estado tinha concorrência. Nessa altura, ele veio com uma proposta completamente diferente, não cobrou nenhum tostão. Disse: “Vocês me pagam em terrenos.”. Então aquele terreno, que depois virou terreno, porque era um charco... Ficou, foi tratado, fez as coisas para aquilo ficar terra boa. Eles deram uma área grande porque a Prefeitura ficou encantada de não ter que gastar dinheiro. Assim que ele começou ganhando dinheiro, com a parte imobiliária que ele gostava muito, foi aí que ele ganhou muito dinheiro. Ele conheceu minha mãe em São Paulo. Naquele tempo...

Continuar leitura

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: Depoimento de Antônio Carlos de Almeida Braga
Local de produção: Rio De Janeiro
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

A cada mudança, um desafio
Texto

Reinaldo Benjamim Ferreira

A cada mudança, um desafio
Texto

Renato José Giusti

"Nosso negócio não é cimento"
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.