Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Anônimo
Por: Museu da Pessoa, 6 de julho de 2012

Deixando o passado para trás

Esta história contém:

Deixando o passado para trás

Sou a mais velha de três irmãs. Estou deixando para trás uma vida de problemas, abusos e abandono que sofri dos meus pais.

Tudo começou a se perder na minha vida, e na das minhas irmãs, quando a minha avó morreu. Ela era o porto seguro da família. Era quem cuidava da gente, nos dava amor e algum conforto. Amor de mãe, a gente nunca teve, nunca conhecemos. Quando a gente era bem pequena, meus pais brigaram e se separaram. Minha mãe foi embora, conheceu outro homem e formou outra família.

Meu pai é alcoólatra, tinha uma vida complicada. Quando ele brigava com minha avó, saía de casa e levava as filhas. Durante o tempo em que a gente ficava longe da casa da minha avó, às vezes por semanas, a gente vivia na rua, na casa de parentes e de desconhecidos. Não tomava banho, comia mal. Só voltava pra casa quando a minha avó encontrava a gente.

Lembro da minha avó, de como ela cuidava de mim e das minhas irmãs. Lembro da feijoada, do caruru, da panqueca, do siri, daquele purê de batata que ninguém sabe fazer igual. Ela arrumava a gente, dava banho, comida. O papel de mãe quem sempre teve foi ela. Lembro bastante tudo que aconteceu naquela época. Só fui feliz na infância quando ela estava viva. Eu queria que voltasse aquele tempo. Com ela, a gente se sentia protegida.

Teve uma vez que meu pai, depois de ter se separado, raptou a gente. Ficamos mais de um mês sumidas. E eu lembro desse tempo, a gente na casa dos outros, dos parentes também, só que era errado. Eram envolvidos com drogas, essas coisas. Aí, a gente ficou lá um bom tempo, e nisso a gente não era bem cuidada, a gente passava fome, ficava na rua, jogada, de qualquer jeito. E tinha um tempo também que a gente ficava chorando bastante, pensamos que nunca mais íamos ver nossos avós, minha vó, mainha. Chegou um dia que a gente tava na rua, toda jogada, mais de dois dias sem tomar banho, quando vimos a minha tia chegando com a minha avó, foi uma emoção muito grande, eu...

Continuar leitura

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF
Projeto Memórias e Histórias de Mudanças Depoimento de "Júlia" Entrevistada por Fernanda Prado e Karen Worcman Salvador, 06 de Julho de 2012 Realização Museu da Pessoa Entrevista VV_HV018 Transcrito por Karina Medici Barrella / MW Transcrições (Mariana Wolff) Revisado por Teresa de Carvalho Magalhães Nesta entrevista foram utilizados nomes fantasia para preservar a integridade da imagem dos entrevistados. A entrevista na íntegra, bem como a identidade dos entrevistados tem veiculação restrita e qualquer uso deve respeitar a confidencialidade destas informações.

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

As mudanças na escola
Texto

Maria de Lourdes Gonçalves Costa

As mudanças na escola
Amor, carinho e dedicação
Vídeo Texto

Dalci Alves da Silva

Amor, carinho e dedicação
Os gregos gostam de festa
Vídeo Texto

Melpomene Perides Lawand

Os gregos gostam de festa
Construir pela fé
Vídeo Texto

Gertrud Maria Hemerberger (Irmã Brunildes)

Construir pela fé
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.