Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Janayna Thayane Santana Paulino, 25 de novembro de 2021

De quando tudo começou até onde estou agora

Esta história contém:

Me chamo Janayna, tenho 19 anos, sou da cidade de São Luís do Maranhão e a melhor parte da minha vida foi na infância, onde eu brincava de todo tipo possível de brincadeira. Me lembro de quando eu corria pela rua brincando de bola, porque minha rua sempre teve mais meninos que meninas, então nossas brincadeiras se misturavam. Minha mãe teve uma gravidez difícil, não comia muito bem e desenvolveu também um começo de depressão, nessa época ela já tinha minha irmã, e as vezes não tinha muita ajuda do nosso pai, pois sempre estava trabalhando. Segundo a minha mãe, eu sempre fui uma criança bem extrovertida, gostava muito de está entre meus amigos brincando, e por ser uma criança alegre, acabei ajudando minha mãe a sair da depressão.

Quando comecei a entrar na adolescência, minhas ideias foram mudando, comecei a entender mais sobre a importância de estar junto com minha família, mas sem perder minha alegria e brilho no olhar. Certa vez, na minha adolescência, minha mãe falou que com meu nascimento, eu e minha irmã ajudamos ela a sair de vários momentos ruins, desde quando eu escutei isso, nunca deixei ela sozinha e sempre quis transparecer meu amor por ela.

Quando fiz 17 anos, comecei a ajudar no trabalho da minha mãe, onde eu queria retribuir tudo que ela fez por mim, e ela sempre me disse que eu não precisava fazer isso, pois já tinha ajudado muito ela.

Nos meus 18 anos, resolvi de fato entrar no mercado de trabalho, onde procurei por diversos empregos, e fiz algumas entrevistas, e mesmo algumas dando errado, minha mãe estava lá, sempre me dando força. Essa força que eu recebia, foi meu principal ânimo para não desistir até conseguir o que quero. Virei uma pessoa determinada, e pretendo realizar todos meus sonhos, além de ajudar as pessoas que eu amo a realizar os delas também, mesmo sendo um processo longo e complicado, eu sei que futuramente eu irei conseguir.

Palavras-chave: infância, história, sonho

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Uma mulher apoiando as outras
Vídeo Texto

Ana Lucia Pedro Fontes

Uma mulher apoiando as outras
Foco na vida
Vídeo Texto

Jefferson de Mello

Foco na vida
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.