Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa, 18 de outubro de 2018

De empregado a patrão

Esta história contém:

De empregado a patrão

Vídeo

Aparecido de Jesus Ribeiro, o Cidinho, como é conhecido, nasceu em 27 de outubro de 1978. Desde a infância, sempre foi bastante bagunceiro, gostava de caçar passarinho e pescar. Tem 5 irmãos e 1 de criação. Mora na Divinéia desde criança, sua infância foi difícil, pois ajudava o pai no sitio que ele trabalhava, acordava cedo e ia tirar leite da vaca e abrir a porteira para os bois. Frequentou o ensino fundamental na escola Maria José Rios e sua professora preferida era a Dona Antônia Brasque que o ajudava muito e por isso nunca a esqueceu. Com relação a seus pais sempre foi muito obediente. Se casou com 18 anos, tem 3 filhos e agora está vindo o quarto filho que é uma menina. Como pai faz tudo o que pode pelos filhos. Seu maior arrependimento foi quando se separou da esposa, pois pode perceber sua maior riqueza que é estar ao seu lado. Gosta muito do carnaval, foi uma forma de se aproximar de seus amigos. Quando participou da primeira vez foi a convite do Jarbinha, ensaiou pouco tempo e logo já estava desfilando com a bateria. Meu melhor amigo é Deus, mas em especial tem um que faleceu há pouco tempo de acidente de moto e espera que ele esteja em um bom lugar. Sua amizade era de irmãos mesmo. Certo dia ele soube que precisaria fazer quimioterapia. Chegou ao serviço chorando e nesse dia choraram juntos. Gosta de participar da corrida de bóia realizada todos os anos em Santa Cruz do Rio Pardo. Consiste em descer o rio em uma bóia feita de pneu de tratos ou caminhão, mas certa vez passou um puro danado, pois se enroscou num paredão e demorou para sair dali. Hoje em dia possui uma bicicletaria onde sempre que pode ajuda crianças ou arrumando um pneu ou até conseguindo uma bicicleta. Certo dia, quando estava andando por ai com sua bike, no bairro vila 80, uma senhora o chamou pelo nome e disse que gostaria de doar 2 bicicletas para crianças carentes. Logo após conseguiu realizar o sonho de 2 crianças. Sua relação com os irmãos sempre...

Continuar leitura

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Santa Cruz do Rio Pardo - Projeto Todo Lugar Tem uma História Para Contar

Depoente Aparecido de Jesus Ribeiro

Entrevistador Eliana Neves Pedro Ferreira e Márcia Trezza

18 do dez de 2018

SCRPHV010

P/1 - Aparecido, seu nome completo, idade e data de nascimento.

R - Meu nome é Aparecido de Jesus Ribeiro. Minha de nascimento é 27 do dez de 78.

P/1- Aparecido, eu gostaria do seu nome, de onde que vem o seu apelido como Cidinho.

R - O nome foi a minha mãe quem deu. Esse apelido...

P/1- Desde a infância?

R - ...desde a infância. Desde de pequenininho.

P/1- Como era o Cidinho como criança?

R - Bem arteiro e bagunceiro.

P/1- Quais eram suas artes preferidas?

R - Matar os passarinhos. Caçar de estilingue, pescar. Às vezes pegava aqueles peixes bem pequenininhos, arrancava a cabeça deles. Essas eram as duas artes.

P/1- Cidinho, você sempre morou por aqui?

R - Toda a vida. A vida inteirinha.

P/1- No seu José ou na Divineia?

R - Na Divineia.

P/1- O que você lembra sobre a sua infância lá?

R - Na minha infância, do que eu lembro, é que as coisas eram bem mais difíceis. Eu tinha de sair 18h e às 19h voltar porque o pai era muito rigoroso e não deixava sair. É uma das coisas que eu lembro bem, recordo, mas graças a Deus, para mim, isso foi ótimo.

P/1- De travessura sua, fora matar passarinho e essas coisas, quais eram as outras que você fazia com os seus amigos?

R - Com os meus amigos nada, mas as minhas travessuras era namorar escondido, porque o pai da minha esposa era muito bravo, então eu tinha de namorar escondido. Acho que isso era a travessura mais arriscada que eu fazia.

P/1- Você frequentou a escola?

R - Frequentei a escola.

P/1- Como você era como aluno, como escola, com um professor, que você tenha uma recordação gostosa, que lembrou, que sempre lembra com carinho, às vezes, até hoje?

R - Eu tive muitos professores, mas a que eu mais lembro é ali do Marisa Henrilson, a dona Antônia Brasque. Dela eu me lembro bem.

P/1- Era uma...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.