Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Por: Museu da Pessoa, 25 de julho de 2013

De catraia entre o Pará e o Amapá

Esta história contém:

De catraia entre o Pará e o Amapá

Vídeo

Eu nasci no dia 21 de outubro de 1977, eu nasci aqui mesmo, em Laranjal do Jari, mas na época era chamado de Vila Laranjal do Jari. O nome mudou porque, depois do Projeto Jari, muitas pessoas vieram pra trabalhar. Com o tempo virou Laranjal do Jari, município, municipalizado. O meu pai é João Batista Lopes e minha mãe é Corina Pereira Maciel. O meu pai nasceu em Gurupá, no Estado do Pará. Foi seringueiro e na época trabalhou na seringa no Amapá. Depois trabalhou em serraria, quando começou a trabalhar aqui, em Laranjal do Jari. Trabalhou em mercado e no porto de catraias como vigilante. Ele conheceu a mamãe em uma festa que teve e começaram a namorar e se casaram. Mas ele casou duas vezes, eu sou filho da segunda mulher. No total nós somos 14 irmãos, dez com minha mãe e quatro com a outra mulher. Conheço todos os meus irmãos.

Deusa, Graça, Raimundo Nonato, que é o Bidinho, Jorge Luís, Deusamor, Deusilene, Deusivânia, David, Deusiane, a Deusiane, faleceu já há 14 anos, Deusiane, Gracilene, Jorge Aldo, Claudia Amor, esses nomes, acho que eu não esqueci nenhum. Eu sou o terceiro de mãe e pai, o terceiro mais velho, no geral acho que eu sou o sétimo. As primeiras lembranças foram o primeiro dia na escola. Eu me lembro também da primeira bicicleta que eu ganhei. A escola ficava perto da minha escola, e no primeiro dia eu fui nervoso, eu fui com medo assim, que eu não era acostumado. Por causa do meu nome também, que todo mundo bagunçava, Docivaldo. Me apresentaram lá, Docivaldo, o pessoal começaram a bagunçar comigo, no outro dia eu fiquei com vergonha de voltar lá. Mas o incentivo dos meus pais me fez voltar. Minha mãe me arrumava para ir para a escola, mas quem me arrumou mais foi a minha irmã, Deusilene. Ela é a segunda mais velha das mulheres, dava banho, esses negócio, arrumava, era ela. Minha mãe era dona de casa mesmo, cozinhava, lavava roupa, esses negócios. Nessa época tinha o café da manhã, e tinha a merenda...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.