Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa, 14 de dezembro de 2004

A política é uma ferramenta de transformação.

Esta história contém:

A política é uma ferramenta de transformação.

Vídeo

Meu nome é Dalton Francisco dos Santos, nasci em Juazeiro, no Estado da Bahia, fronteira com Pernambuco, no dia 26 de agosto de 195

Fiz o curso de Geologia em Brasília, mas o concluí na Bahia, na UFBA. Assim que terminei este curso, fiz o concurso para a Petrobras, em 1977. No dia 26 de janeiro de1978, cheguei a Aracaju, onde estou até hoje. Antes de fazer o curso de Geologia em Brasília, eu morava numa cidade do interior na Bahia. Nasci em Juazeiro e fui criado pela minha mãe, que tinha uma pensão ao longo de um dos maiores afluentes do Rio São Francisco que é o Rio Grande. Quando eu era criança, morei ali. Era próximo a Remanso e Sobradinho, que hoje estão submersos. Em Barreiras, fiz o curso primário. Tinha que ir para Brasília ou Salvador para fazer o segundo grau e depois entrar na faculdade. Na Petrobras, entrei como geólogo estagiário e meu primeiro trabalho foi no acompanhamento de poços de perfuração. Tive muita sorte quando cheguei em Aracaju, no Estado de Sergipe, que é a Bacia de Sergipe - Alagoas. Nós estávamos no auge da exploração de petróleo. Havia muitos poços pioneiros, tanto na plataforma continental quanto no Estado de Sergipe. Em 1981, houve a descoberta do Campo de Pilar, que é um dos maiores campos da Bacia do Campo de Carmópolis. Começamos nesse setor, no acompanhamento de poços, do início da sua perfuração até o seu final, quando se fez a perfilagem do poço.

A perfilagem foi feita por uma empresa americana que detém o monopólio dessa tecnologia, a Schlumberger. Existem várias formações e camadas sedimentares aqui na Bacia. É preciso identificar e definir o topo dessas formações sedimentares para que a Petrobras tenha um arquivo de dados para o processo exploratório que existe na área. É corrido o perfil, o potencial espontâneo, para ver a potencialidade das rochas, ver se é areia ou folheio. É corrido o perfil raios gamas, que também identifica os pacotes de areia, de folheio, de...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Entre homenagens e dedicações
Vídeo Texto

José Rodrigues do Nascimento

Entre homenagens e dedicações
Tem que dar um passo atrás para poder avançar dois.
Vídeo Texto
Petróleo e política
Vídeo Texto

Heitor Manoel Pereira

Petróleo e política
Erros e acertos
Vídeo Texto

José Geraldo Saraiva Pinto

Erros e acertos
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.