Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: João Bosco
Por: Museu da Pessoa, 22 de agosto de 2013

Da roça à prefeitura

Esta história contém:

Da roça à prefeitura

Vídeo

Eu tenho um orgulho muito grande dos meus pais. Muito grande mesmo. E o principal orgulho que eu tenho é da herança que eles deixaram, deixaram pra mim e pros meus irmãos uma grande herança, que é a honestidade. Não estou falando de mim, estou falando deles. Mas o meu pai era uma pessoa pobre, mas extremamente honesto. Foi um homem que trabalhou muito, trabalhou a vida inteira, tinha uma dedicação enorme para os pais, cuidou dos pais dele até o último momento de vida. Ele dedicava-se muito, até, de certa forma, ele largava um pouco a família pra cuidar dos pais dele. E era justo, minha mãe compreendia, mas ele se dedicou muito e felizmente meus irmãos têm esse mesmo comportamento. Foi um homem que morreu muito cedo ainda, ele foi autodidata, ele escrevia, sabia escrever, sabia se comunicar, mas nunca foi pra escola, foi um autodidata, repito. E morreu muito cedo, morreu com 54 anos, em 1957, deixou os filhos ainda muito jovens. E foi uma pessoa que deixou uma relação de amizade muito boa, era muito respeitado. Ele era barbeiro de profissão. Ué, se ele era barbeiro por que foi trabalhar no DER? Era barbeiro nos finais de semana, na segunda-feira que era feira lá na minha cidade. Mas ele foi trabalhar no DER, ele apontava caminhões basculantes que traziam terra, faziam algum trabalho burocrático porque ele sabia ler, apenas por isso. Porque não era comum lá as pessoas saberem ler na época. Então foi uma pessoa excepcional, muitos irmãos também. A minha mãe. Minha mãe tinha o apelido de Nanzinha, Leandra Tavares, mas era Nanzinha, pouca gente sabe que minha mãe tinha esse nome. E ela foi uma mulher muito batalhadora. Minha mãe era negra, meu pai era branco, já teve que batalhar pelo preconceito que os outros tinham, que a família do meu pai tinha porque ela era negra, negra assim, dentro das características negras, embora fosse bem morena não era, como nós falamos, negro retinto. Mas era negra, vai, as características de...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.