Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Jerônimo Machado
Por: Museu da Pessoa, 25 de outubro de 2002

Da lavoura à oficina

Esta história contém:

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Projeto: Incor 25 anos

Depoimento de Jeronimo Machado

Entrevistado por Ricardo Guanabara e Inês Barreto

São Paulo, 25/10/2000

Realização Museu da Pessoa

Código : INC_HV011

Transcrito por Elaine de Souza Zanolo

Revisado por Ligia Furlan

P/1 – Seu Jeronimo Machado, o senhor poderia começar falando o seu nome completo, data de nascimento e local?

R – Eu sou Jeronimo Machado, nasci no dia 26 de março de 1930, em Ribeirão Claro, hoje Guapiaçu.

P/1 – Qual que é o nome do seu pai e sua mãe?

R – Meu pai Jeronimo Machado, minha mãe Onófria Alves da Conceição.

P/1 – De onde eles são?

R – São do Estado de São Paulo.

P/1 – Qual era a profissão deles?

R – Lavrador rural.

P/1 – Lavrador?

R – É.

P/1 – E sua mãe?

R – Do lar, né?

P/1 – Do lar. Quantos irmãos o senhor teve, Seu Jeronimo?

R – Cinco irmãos.

P/1 - Cinco irmãos?

R - Cinco irmãos.

P/1 – O senhor passou a sua infância toda em Guapiaçu?

R – Não, eu passei toda a minha infância não na cidade, e sim na roça, até os oito anos.

P/1 – Até oito, e depois?

R – Depois mudamos para Barretos, ficamos lá um ano, mais ou menos, e mudamos para Nova Granada. Lá é que eu comecei a estudar, tudo isso aí.

P/1 – E o senhor chegou a trabalhar na roça também?

R – Trabalhei.

P/1 – É? Com que idade o senhor começou a trabalhar?

R – Na roça não tem idade para trabalhar, você começa desde pequeno a trabalhar. Comecei espantando pássaro preto para não arrancar o arroz, quando nascia.

P/1 – E na enxada, o senhor trabalhava?

R – Trabalhei na enxada também.

P/2 – Que tipo de lavoura tinha naquela região onde o senhor trabalhou? Arroz?

R – É. Arroz, feijão, milho e algodão.

P/1 – O Seu pai morreu muito cedo, não é?

R – Morreu muito cedo, eu tinha 17 dias quando ele faleceu.

P/1 – O senhor sabe do que é que ele morreu?

R – Não, não sei. Até a gente não tem o atestado de óbito. Se fizeram, minha mãe...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

No berço da ferrovia
Vídeo Texto

Jesaías Barbosa Campos Filho

No berço da ferrovia
A viagem transformadora
Texto

Raimundo de Oliveira

A viagem transformadora
Líbero dos projetos sociais
Vídeo Texto

Alexandre Carvalho Ferreira

Líbero dos projetos sociais
Paixão por mecânica
Vídeo Texto

Henrique de Oliveira

Paixão por mecânica
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.