Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: John Frederick Konig
Por: Museu da Pessoa, 11 de outubro de 1995

Da Hungria para o Brasil

Esta história contém:

Da Hungria para o Brasil

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Farma Brasil - Johnson & Johnson

Depoimento de John Frederick Konig

Entrevistado por Luis André e Carmem Natale

São Paulo, 11/10/1995

Realização: Museu da Pessoa

Entrevista nº FR_HV009

Transcrito por Rosália Maria Nunes Henriques

Revisado por Genivaldo Cavalcanti Filho

P/1 - Ok, então vamos começar. Eu queria que o senhor abrisse o seu depoimento se apresentando. O seu nome, data e local de nascimento.

R - O meu nome é John Frederick Konig. Nasci em Budapeste, Hungria em 1927. Mais ou menos em 35 meus pais saíram da Hungria e acabei a minha formatura como jovem na Inglaterra. De 35 até 51 toda parte de escola, de universidade eu fiz na Inglaterra. Eu me formei em 47 como engenheiro mecânico pela Universidade de Londres e infelizmente logo antes da minha formatura o meu pai faleceu, então tinha que rapidamente sair pelo mundo pra ganhar o sustento pra mim, pra minha mãe. Infelizmente, ela também veio a falecer dois anos depois, mas eu tinha aqui no Brasil parentes: uma tia, tio e dois primos. Eles me convidaram a vir aqui. Tinha 23 anos, não sabia nada a respeito do Brasil. Toda juventude foi também durante uma época de guerra bastante restrita, mas eu sabia que não queria voltar pra trás, não queria voltar pra Hungria, então simplesmente peguei o navio e vim pra cá sem falar uma palavra da língua. Mas felizmente os meus parentes me ajudaram e logo eu arrumei um emprego numa indústria inglesa, Imperial Chemical Industry e à noite estudava português e assim se foi.

Um pouco antes de sair da Inglaterra encontrei a pessoa que depois virou a ser a minha esposa, então em 53 eu voltei pra Inglaterra, nos casamos e voltamos junto pra Brasil.

P/1 - Eu queria que o senhor falasse um pouco dos seus pais e das suas origens, quer dizer, seus avós. O senhor chegou a conhecer, que informação o senhor tem deles?

R - Eu conheci a mãe da minha mãe; do lado do pai, ele perdeu a mãe dele com cinco anos de idade e foi criado por um tio e o avô. O...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Em águas muito rápidas
Vídeo Texto

Gisele Gurgel Dias de Souza

Em águas muito rápidas
Sempre um novo desafio
Vídeo Texto

Antonio Saulo Coffani Nunes

Sempre um novo desafio
Integração de marcas e culturas
Vídeo Texto
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.