Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Por: Museu da Pessoa, 24 de fevereiro de 2025

Da barraca de praia a um documentário autoral

Esta história contém:

Da barraca de praia a um documentário autoral

Leslie Castro: Da barraca de praia à um documentário autoral.

Nascido em uma pequena cidade litorânea do Ceará, Leslie Castro carrega uma história com superação, amor à educação e paixão pela cultura. Filho de um pai cearense e uma mãe maranhense, ele cresceu em um ambiente humilde, onde a família administrava uma barraca de praia – ao mesmo tempo lar e fonte de renda. Aos poucos, os pais construíram uma vida melhor, e Leslie encontrou na escola e estudos uma forma de transformar seu futuro.

Sempre foi apaixonado pela educação

Incentivado pela mãe, Leslie sempre valorizou os estudos. Formou-se em Letras e tornou-se professor, profissão que escolheu por admiração aos seus professores da escola e pelo gosto pela língua portuguesa. Mesmo entendendo os desafios da educação hoje, como a desvalorização da carreira docente, Leslie segue lecionando e desabafa: “ Era algo que eu gostava e eu me dava muito bem, daí eu fui crescendo com isso na cabeça, aí eu quero ser professor! Eu gosto da escola e enfim. Hoje eu não tenho mais essa esse pensamento sabe? Se fosse hoje eu não faria mais essa escolha, só que tipo assim o Leslie de 10 anos atrás, ele optou por isso porque era algo que ele gostava muito era algo que por exemplo, ele via que que ele ia se dar bem na vida porque a escola sempre foi um ambiente muito presente na vida dele.”

Arte e cultura como ferramentas de transformação

Leslie não se limitou apenas à sala de aula e a sua graduação. Desde jovem, envolveu-se com quadrilhas juninas, atividade que ajudou ele a fundar a Compasso da Maré, grupo que representou sua cidade em festivais. Mais tarde, criou o Bloco do Peixe-Boi, unindo pessoas e a paixão do carnaval local. Além disso, foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo e conseguiu produzir o documentário A Redonda de Antigamente, registrando memórias de moradores mais velhos para preservar a história da comunidade Redonda. Seu trabalho com a arte mostra como a...

Continuar leitura
Palavras-chave: agente cultura viva

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: Da barraca de praia a um documentário autoral
Data: 24 de fevereiro de 2025
Local de produção: Brasil / Icapuí
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.