Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: Karen Bruck
Por: Karen Bruck, 15 de janeiro de 2026

Cooperação Sul-Sul em HIV/Aids

Esta história contém:

Cooperação Sul-Sul em HIV/Aids

Sul-Sul

Trabalhando no Programa Nacional de DST/Aids, por exigência da Embaixada do Brasil no Senegal, em 2005, fui designada a representar o país em uma Conferência organizada pela Social Aspects of HIV/AIDS Research Alliance (SAHARA) em Dacar.

A presença do Brasil era bastante requisitada pelo papel que desempenhava no controle da epidemia. O Banco Mundial fez projeções de que, até o ano 2000, o país teria 1,2 milhões de pessoas vivendo com HIV/Aids, mas o país conseguiu reduzir esse número para menos da metade, enquanto a África do Sul, com características epidemiológicas semelhantes, duplicou o número de casos projetados. Além disso, o Brasil estava tornando-se um grande player no cenário internacional pelo seu posicionamento frente aos monopólios da indústria farmacêutica e frente à questão das patentes de medicamentos.

Por razões culturais e escolhas políticas no Brasil, o mote da estratégia de prevenção governamental, nunca foi adotar a diminuição de parceiros, mas a política de Redução de danos: sexo seguro com o uso de preservativos e troca de seringas. No continente africano, sabia que a realidade era bastante distinta. A temática do evento, chamava atenção, pois, além de incomum, era relativamente inovadora: “Aspectos sociais da epidemia”. O Brasil apesar de ser de referência internacional no campo da Aids, nunca tinha organizado um seminário dessa natureza. Embarquei rumo à Dacar cheia de expectativa. Sabia de antemão que os franceses, colonizadores do Senegal, só conseguiram cristianizar cerca de 7% da população do país, sendo os 93% restantes, muçulmanos.

A chegada no aeroporto, às altas horas da noite, foi um contratempo inesperado. A rodoviária de qualquer cidade de interior do Brasil, provavelmente era maior e mais iluminada. Desci em direção à calçada e fiquei procurando visualmente um funcionário da embaixada que deveria estar me esperando. O tempo passava e nada de alguém aparecer. Na...

Continuar leitura
Palavras-chave: hiv, aids, ministério da saúde

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.