Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Axel Dieudonné

Como tive 2 filhos graças a Jorge Amado e José Sarney...

Esta história contém:

Sou belga. Há três anos [o depoimento é de maio de 2008], eu participava a cada semana de encontros na Embaixada do Brasil em Bruxelas. Os encontros eram organizados pelo então Embaixador Jerônimo Moscardo, que é hoje o presidente de Fundação Alexandre Gusmão em Brasília, depois de ter sido, por um tempo, Ministro da Cultura de Itamar Franco. Ele tinha desenvolvido um conceito chamado "diplomacia participativa". Resumindo: mesmo sendo o Embaixador do Brasil, ele considerava que cada cidadão brasileiro ou amigo do Brasil (eu, por exemplo) era também um "embaixador" do Brasil.

Então, ele organizava, às quintas-feiras, encontros bem descontraídos na Embaixada, dos quais participavam desde pedreiros ilegais até o diretor da Companhia Vale do Rio Doce na Europa, passando por pintores, músicos, cozinheiros etc. O objetivo desses encontros era valorizar a imagem do Brasil na Bélgica e organizar eventos nesse sentido.

Pouco a pouco, esses encontros ficaram conhecidos até no Brasil e nós recebíamos a visita, de vez em quando, de artistas, empresários e políticos de passagem por Buxelas, que vinham participar desses encontros. Um dia, recebemos a visita de José Sarney, na época ainda presidente do Senado.

Ele sentou com a gente, totalmente descontraído, e fez uma curta apresentação do seu percurso pessoal, da sua vida, tanto como homem político, como empresário e escritor. Ele acabou esta pequena apresentação falando de uma viagem que tinha feito, em 1986, como Presidente do Brasil, a Cabo Verde, na companhia de Jorge Amado.

Quando ele falou isso, levantei e disse:

- Senhor, eu preciso contar uma historia: em 1986, eu fui pela primeira vez ao Brasil, porque, naquela época, eu dava palestras sobre diversos países. Então, fui a Salvador, na Bahia, com um só objetivo: entrevistar Jorge Amado. Eu tinha 22 anos.

Cheguei a Salvador e liguei para Jorge Amado, pedindo uma entrevista. Ele respondeu: "concordo em lhe dar esta entrevista,...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Jorge Rodrigues de Oliveira Filho
Vídeo Texto

Jorge Rodrigues de Oliveira Filho

Jorge Rodrigues de Oliveira Filho
Núcleo da comunidade
Vídeo Texto
Uma vida dedicada à pintura
Vídeo Texto

Jorge Henrique André

Uma vida dedicada à pintura
Os livros nos escolhem sim
Vídeo Texto

Jorge Miguel Marinho

Os livros nos escolhem sim
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.