Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Jean Philippe Santini
Por: Jean Philippe Santini, 29 de agosto de 2025

Como eu cheguei a conhecer o Brasil

Esta história contém:

Como eu cheguei a conhecer o Brasil

Vídeo

Oi eu sou João Felipe eu tenho 32 anos eu sou francês e hoje eu vou contar minha história minha renda Brasil Eu tenho um primo e o primeiro osso de uma ilha bem pequena na costa na França uma ilha bem Rual e nós costumamos sair para trabalhar porque tem trabalho relativamente pobre e meu primo país infelizmente perdeu os dois países o mesmo dia eu acho que isso abalou muito ele e depois disso ele decidiu tirar umas férias aí com o amigo dele falou para o Brasil e suas que era em 2007 bem depois de ter perdido os pais dele e ele simplesmente nunca nunca voltou para França ele largou trabalho toda vida dele eu acho a história dele Abalo ele fez 66 ele pensar que era o momento de se Reinventar e se inventou foi para o Brasil pois eu tinha 19 anos eu morava na casa dos meus pais ele foi visitar nossa boca e me falou que você não vem aqui no Brasil comigo fazer um estágio passar um tempo comigo eu tenho 19 anos meu é ainda muito pequeno os habitantes e assim cheguei em Fortaleza em 2013 dezenove anos eu me lembro quando a porta de lá viu abriu calor quente vai ser o forno e não era acostumado e terminou com ele eu passei uns três quatro vezes aqui em Fortaleza não falava nada de eu nunca te fiz até uma aula eu aprendi escutar duas pessoas eu me soltei eu comecei a falar falar falar falar e eu gostei porque não sei me pareceu muito distante mas no mesmo tempo muito próximo da minha cultura Latina eu me lembro que Pois é porque as pessoas quando elas estão surpresa Eita e isso me pareceu no multi porque na qual se humilha não fala que é para falar mesma coisa é uma interjeição de surpresa para você de várias coisas eu falei nossa você tá milhares de quilômetros da sua ilha e compartilharmos Compartilhamos uma cultura que isso isso me Isso realmente me me surpreendeu positivamente e por isso que hoje a pose depois disso encontre uma brasileira namorei me apaixonei por ele aí eu fiquei Edifício Maroc

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

As Vilas de Minha Vila Isabel
Texto

Antonio Ranauro Soares

As Vilas de Minha Vila Isabel
Da Bahia ao mundo: uma vida de ideais
Texto
Texto

Adam Edward Drozdowicz

"Eu sou um sobrevivente, óbvio"
Teatro em alto mar
Texto

Claude Haguenauer

Teatro em alto mar

Essa história faz parte de coleções

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.