Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Claudia Ernest Dias
Por: Museu da Pessoa, 26 de março de 2007

Claudia Ernest Dias

Esta história contém:

Claudia Ernest Dias

Vídeo

IDENTIFICAÇÃO O meu nome é Cláudia Ernest Dias, nasci em 18 de fevereiro de 1958, no Rio de Janeiro. EDUCAÇÃO / FORMAÇÃO Eu sou de uma família de músicos, fui criada com a música. Esse universo sempre foi presente na minha vida, de forma que eu me tornei uma profissional, apesar de, além da música, ter feito história; eu também sou formada em história. De certa forma, estamos juntando uma coisa com a outra, mas a música sempre esteve presente na minha vida e assim está sendo na vida das minhas filhas e dos alunos. FLAUTISTAS DA PRO-ARTE O Grupo Flautistas da Pro-Arte tem 16 anos. Surgiu na Pro-Arte, num núcleo muito pequeno, coordenado pela Tina Pereira, depois junto comigo. Foi um trabalho que começou com compositores, em trabalhos de música brasileira, mas era muito pequeno, era só flauta doce e um pouco de xilofone. Fomos apresentando um repertório de músicas nordestinas, depois o iniciozinho do Dorival Caymmi e a coisa foi crescendo, tendo uma grande aceitação, na verdade, crescendo muito. Vários compositores foram trabalhados nesses quinze anos: Ari Barroso, Noel Rosa, Pixinguinha, Hermeto Pascoal, Tom Jobim, Chico Buarque, Radamés, Moacir Santos. O trabalho teve um crescimento muito grande, a ponto de ser dividido em dois grupos. Nós duas coordenamos cada uma um grupo. A Tina Pereira coordena a Orquestra Flautista da ProArte, que esse ano vai homenagear o Villa-Lobos e eu coordeno os Flautistas da ProArte e esse ano nós estamos homenageando o Milton Nascimento. Os pequenos flautistas cresceram do ponto de vista de faixa etária e musicalmente. Então, esse grupo se tornou os Flautistas da Pro-Arte e os mais velhos se tornaram Orquestra Flautista. AÇÃO SOCIAL É importante ressaltar que temos dois pólos de trabalho social, além desse trabalho desenvolvido na Pro-Arte, que por sua vez, desde o início abarcou muitas crianças de baixa renda. Na verdade, o patrocínio...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

O legado da liderança
Vídeo Texto

Eudimar dos Santos Viana

O legado da liderança
Uma engenheira agrônoma no Banco do Brasil
Texto

Eliane Mattioli Alves de Sousa

Uma engenheira agrônoma no Banco do Brasil
Minha vida na Juréia - Sustentabilidade em pauta
Vídeo Texto
A beleza da natureza é fonte de vida
Vídeo Texto

Delbanor Melo Viana (Sr. Arraia)

A beleza da natureza é fonte de vida
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.