Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa, 24 de novembro de 2004

Sensação de brasilidades.

Esta história contém:

Sensação de brasilidades.

Vídeo

Charles da Vitória Reis. Nasci em Montanha, Espírito Santo, em seis de dezembro de 1964.

Foi confuso, porque eu fiz concurso em 1983, no mês de junho. Em setembro, eu fui convocado às 10 horas da manhã para comparecer na Área de Recursos Humanos e, quando cheguei, após o almoço, fui comunicado de que todas as admissões haviam sido suspensas. Foi na época de 1983, quando foi editado um decreto-lei que limitou as estatais e uma série de coisas e suspenderam as admissões naquele período. Eu acabei sendo admitido em julho de 1984, sob vigência do decreto 2036, que extinguiu vários direitos que os trabalhadores tinham e que só foram reconquistados depois. Então, a admissão foi um processo já cheio de coisas, bem ao estilo da Petrobras, porque, nesse período todo, a gente viveu momentos de mudanças constantes. A Empresa sofreu durante muito tempo por ser estatal e por ser vista como um órgão do Governo e não como uma empresa que pudesse tocar. E só bem recentemente é que teve uma mudança nesse nível. Mas ainda assim nós defendemos que a Petrobras continue sendo dos brasileiros e estrategicamente utilizada pelo Estado para gestão da política de energia do país.

Eu fui trabalhar na Área de Suprimento e, seis meses depois, fui para a Área Financeira. Fiquei na Área Financeira por alguns anos, depois voltei para a Área de Suprimento e fiquei mais uns dois anos, até 2002. Em 2003, vim para a Área de Recursos Humanos, onde eu estou agora, na Área de Ambiência Organizacional da UN-ES, em São Mateus e, de 2001 para cá, em Vitória.

São Mateus é uma cidade histórica, tem quase 500 anos. Todo o desenvolvimento da Petrobras no Espírito Santo foi a partir de São Mateus. É uma cidade com uma raiz histórica muito grande, com quilombos, enfim, uma cidade com muita cara de Brasil, tem histórias maravilhosas. E a Petrobras foi um agente indutor importante e é, até hoje, um agente indutor da economia, da cultura. Enfim, é um...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Com cara e coragem
Vídeo Texto

Rosa Maria Araújo Santos

Com cara e coragem
A desigualdade social sempre me deixou indignado
Vídeo Texto
Educação em construção
Texto

Marlene Neves Furlan Lozano

Educação em construção
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.