Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Carlos Cotia Barreto
Por: Museu da Pessoa, 22 de fevereiro de 2005

Carlos Cotia Barreto

Esta história contém:

Carlos Cotia Barreto

Vídeo

IDENTIFICAÇÃO Carlos Cotia Barreto. Eu nasci em Volta Redonda, Estado do Rio, em 22 de fevereiro de 1951. FAMÍLIA / PAIS Meu pai é Humberto Rea Barreto e a minha mãe é Elza Maria Barreto. Minha avó paterna é Carmela, que era espanhola. Do meu avô paterno eu não me lembro, ele ficou na Espanha e não lembro o nome dele. E os maternos são Edgar e Georgina. Meu pai foi, talvez, um dos primeiros operários do Brasil, que trabalhou na Siderúrgica Nacional, em Volta Redonda – primeira usina de aço do Brasil, naquela história do Getúlio com a guerra. Minha mãe era dona de casa. Meus avós, eu acho que ambos – materno e paterno – eram comerciantes. Na realidade, os avós paternos vieram quando começou o franquismo na Espanha e a guerra civil. Meu avô veio – ele mexia com tabaco, charuto, essas coisas nas Ilhas Canárias –, trouxe a família, deixou a família aqui, voltou para a Espanha e sempre morou lá. Num determinado período, melhorou a situação política, aí ele levou a família de volta. Meu pai já havia nascido aqui, minha tia também, a irmã dele. Eles moraram um tempo na Espanha, aí a coisa recrudesceu de novo, ele voltou, trouxe a família de volta para o Brasil e ficaram todos aqui e ele lá. Ele voltou. E lá ele morreu e a família acabou ficando aqui. Meu pai, na época, devia ter uns 15 anos, eu acho. Já ficou toda a família aqui. Em casa, nós somos cinco filhos, uma mulher e quatro homens. Eu sou o mais velho. INFÂNCIA EM VOLTA REDONDA Morei em Volta Redonda até os 15, 16 anos. A Siderúrgica foi construída pelos americanos – não sei se vocês conhecem Volta Redonda – então é uma cidade que é um modelo de cidade americana, exatamente aquele modelo, com casa sem muro. Vocês conhecem Volta Redonda? É muito interessante isso, até para registrar. Trouxeram para cá para o Brasil o modelo de cidade americana. Inclusive os bairros são de acordo com a...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Com cara e coragem
Vídeo Texto

Rosa Maria Araújo Santos

Com cara e coragem
A desigualdade social sempre me deixou indignado
Vídeo Texto
Educação em construção
Texto

Marlene Neves Furlan Lozano

Educação em construção
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.