Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa, 8 de julho de 2009

"De corpo e alma".

Esta história contém:

"De corpo e alma".

Vídeo

Meu nome é Carlos Antônio de Souza Pereira, eu nasci no Rio de Janeiro, no dia oito de março de 1959.

Eu entrei na Petrobras em 1988, através de um concurso público para operador de processos químicos. É um cargo de linha de frente no refino, que opera os equipamentos que transformam o petróleo em produtos, como a gasolina e o diesel. Depois que eu fiz a prova para entrar aqui eu aguardei quase um ano para ser chamado, entrei como bolsista que era o nome que designavam aquelas pessoas estavam iniciando a carreira, porque quem entrava recebia uma bolsa antes de ser inscrito na Petrobras. Era o bolsista. Fiquei quase um ano naquela ansiedade para ser contratado e em quatro de janeiro de 1988 aconteceu a minha efetivação como operador de processos químicos.

Eu já era formado em engenharia civil pela UERJ [Universidade Estadual do Rio de Janeiro]. Formei-me em 1984 e estava querendo trabalhar, na verdade, precisando trabalhar. Apareceu a chance de trabalhar como operador e eu queria entrar para a Petrobras, queria muito, e entrei pela porta que apareceu. Eu já havia feito alguns concursos para engenheiro de petróleo e reprodução, mas não tinha conseguido. Curiosamente, eu passava muito aqui em frente da refinaria, eu tenho parentes nas redondezas e desde pequeno eu passei por aqui, mas nunca nem sequer tinha reparado na refinaria. Quando eu vim fazer a minha inscrição para tentar entrar – porque antigamente o concurso era regional – eu refiz esse caminho, não sabia nem como chegar a Campos Elíseos, perguntei para um vizinho, enfim, peguei ônibus, cheguei aqui havia uma fila grande para inscrição. A gente ficava na inscrição vendo os ônibus de turno saindo e pensávamos: “Poxa, tem ônibus para levar em casa”, sonhando com a entrada. Graças a Deus tudo correu bem. Ali eu comecei minha carreira na Petrobras.

A Petrobras, pelo nome que tem, sempre é um desejo. Eu tinha feito Escola Técnica e a partir dali já surgia o nome...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Acreditar no trabalho
Vídeo Texto

José Luiz Pires Moraes

Acreditar no trabalho
O conhecimento que te traz independência.
Vídeo Texto
Trabalho é comigo
Vídeo Texto

Solon Guimarães Filho

Trabalho é comigo
Vídeo Texto
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.