Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

Meu nome é Eliana, tenho 41 anos, quando criança morava num bairro chamado Jardim Adutora, neste bairro havia uma pequena capela, que era visitada por todas as pessoas que passavam pelo bairro, pelo menos as que passavam a pé, esta capela guardava um altar com imagens de santos, mas o que mais me impressionava eram os quadros que tinham na parede. Os quadros apresentavam uma história, eles narravam a morte de uma jovem japonesa, filha de imigrantes, que plantavam e moravam naquela região, antes de virar vários bairros.

Rosa era o nome da jovem japonesa que perdeu a vida , ela foi morta por um funcionário da chácara de seu pai, essa capela era o único vestígio evidente da ocupação daquela área antes da formação dos bairros, alguns poucos japoneses que relutaram em ficar cultivavam hortaliças e verduras perto de um córrego que cortava a região.

Na capela cabia no máximo seis pessoas, em frente havia um terreno baldio, a comunidade do bairro começou a se reunir neste terreno para celebrar missas, dessas missas surgiram grupos da comunidade para organizar festas, quermesses, bingos,etc. Naquele bairro tão afastado, uma missa era um acontecimento , um evento, ninguém perdia a missa por nada, nem as crianças...imagina só quando chovia bem na hora da missa... o padre sempre começava a missa pedindo ajuda para São Pedro para conseguir rezar a missa até o final, nem sempre o padre conseguia a mãozinha tão esperada e encerrava a missa antes que os fiéis fossem embora, mas o mais prevenidos levavam um guarda chuva para garantir a bênção final, ainda que fosse rápida. Surgiram as festas...ah... a semana inteira as pessoas no bairro não falavam em outra coisa, aquela triste capela deu lugar a tanta vida que cresceu e aumentou naquele lugar. Sem falar que o terreno que aconteciam as missas e as festas era de terra, então quando tinha quadrilha de São João ou outra dança era uma poeira danada, mas quando garoava, aí era demais, o sapato...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Guiado por Nossa Senhora
Texto
Meu amado Isidoro, pedaço de minha vida
Vídeo Texto
As Filhas de Maria
Vídeo Texto

Zilda Noronha Miné

As Filhas de Maria
De Estiva Grande a São Paulo
Vídeo Texto

Estevinha Pavan Ribeiro

De Estiva Grande a São Paulo
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.