Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: João Carlos Hey
Por: João Carlos Hey, 28 de novembro de 2024

A cachacinha da salvação (Meu amigo Antonio)

Esta história contém:

A cachacinha da salvação (Meu amigo Antonio)

A cachacinha da salvação

(Meu amigo Antonio)

Meu grande amigo Antonio Strano Vieira deixou este mundo no dia 26 de julho de 2011. Poeta desde sempre. Depois, publicitário, jornalista, advogado, professor.

Éramos três os de junho do mesmo ano. O Antoninho e o Manfredo Meissner do dia 5 e eu do dia 20. Nos aniversários, telefonando para cumprimentá-los, lascava para cada um:

- Agora você é o mais velho. Sou um ano mais novo.

Quinze dias depois era a vez deles:

- Tudo igual!

Nos próximos 5 de junho só um telefonema para dar. Um a menos para receber duas semanas depois.

Cirurgia de grande porte e risco. Adiada deste o início do ano. Pesquisava e buscava coragem. Consultava médicos diferentes. Repetia exames. Pedia minha opinião. No início da penúltima semana de julho ele me ligou:

- Quinta-feira vou para a mesa. Reze pelo seu amigo aqui. Estou confiante. Tranquilo. Só tenho medo de sequelas.

- Vai dar tudo certo. Não vou estar na cidade, mas em pensamento estarei com você. Os amigos espirituais, com a permissão de Deus, estarão presentes. Tenha fé, confiança.

Na sexta-feira, liguei para a Elma, mulher dele. A cirurgia foi um sucesso. UTI de praxe, precaução.

- Sábado vai para o apartamento.

- Então vou vê-lo na segunda.

No início da tarde da segunda-feira gravei um CD para levar de presente. Enfiei 147 sucessos da Billie Holiday, da minha coleção, compactados num único disquinho. Bom para ajudar a passar o longo tempo da recuperação.

A americana fazia parte da nossa praia, assim como Frank Sinatra, John Coltrane, Louis Armstrong, Al Hirt, Count Basie e tantos outros, desde quando, ainda adolescentes, queríamos a nossa banda. Ele trompete, eu clarinete e sax tenor. Sonho de piá. Não deu.

Com o CD na mão, telefonei para confirmar o apartamento. A Elma atendeu ao celular:

- O Antonio voltou hoje para a UTI. O médico não deu esperanças. Quadro muito grave. Estava bem no sábado....

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Um mapa afetivo de São Paulo
Vídeo Texto

Domingos Sérgio Barone

Um mapa afetivo de São Paulo
Texto

Adam Edward Drozdowicz

"Eu sou um sobrevivente, óbvio"
O taxista faixa preta
Vídeo Texto

Manoel Bezerra de Vasconcelos

O taxista faixa preta
A epopeia de um burguês socialista
Vídeo Texto

Essa história faz parte de coleções

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.