IDENTIFICAÇÃO
Bom dia. O meu nome é Maria da Graça da Silva Tasmo. Nasci em 16 do11 de 1948, em Caxias, no Maranhão.
INFÂNCIA
As minhas lembranças não são maravilhosas porque tive uma infância difícil. Fui criada sem pai, sem mãe, por uma irmã do primeiro casamento; professora e muito enérgica, mas me deu uns princípios maravilhosos. Hoje tenho minha vida pautada na honestidade, na firmeza de caráter. Agradeço a ela.
MIGRAÇÃO
Vim para o Rio de Janeiro em 1975.
RIO DE JANEIRO
Bom, as mais marcantes do Rio de Janeiro não foram tão boas. Fui assaltada a mão armada, presa no banheiro, mas sobrevivi graças a Deus. Dialoguei com os marginais. E graças a Deus não tenho medo de viver no Rio de Janeiro. Eu acho que o medo faz com que você não viva, e eu vivo, e não tenho medo de nada, apesar das dificuldades e da violência que temos aqui no Rio de Janeiro.
CONSELHO PARA AS GERAÇÕES FUTURAS
As mensagens para o futuro é que todo mundo tivesse um valor moral. Porque nós estamos vivendo em uma sociedade consumista. Onde só ensinam a você a ter: " Tenha isso, tenha aquilo." Mas ninguém ensina você ser melhor. A você ser bondoso, ser generoso. Ter firmeza de caráter, ser honesto. As propagandas são todas comerciais para você comprar, para você adquirir. Ninguém te ensina a ser melhor e isso é fundamental. Eu acho que deveria ter uma propaganda para que melhorasse o ser humano em vez de que ele tivesse mais. Por que o que fazem os carentes? Eles ficam loucos para ter o que não podem ter. Daí a violência, os assaltos e a tristeza.
ENTREVISTA
Eu achei maravilhosa a oportunidade de participar desse projeto do Museu da Pessoa com o SESC porque eu trabalhei como assistente social com idosos, há muito tempo. E hoje sou vice-presidente de uma associação de idosos. Uma associação, Associação de Idosos e Amigos do Grupo da Felicidade de Realengo. Hoje eu sou vice-presidente dessa entidade. Muito obrigado a vocês também.