Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Cesar Gomes da Silva
Por: Museu da Pessoa,

César Gomes da Silva

Esta história contém:

César Gomes da Silva

Vídeo

Eu nasci em Sete Barras e só vim pra Eldorado com 7 anos, porque minha avó gostava muito de mim e me trouxe pra morar com ela.

Aqui eu tive um tio que me batizou e me ensinou a profissão de padeiro, e por muito tempo eu trabalhei em padaria com ele. Na época a cidade era diferente. A praça central não existia, era mata virgem. Me disseram que nessa mata virgem, em 1908, teve uma enchente tão grande que a água subiu 10 metros aqui!

Trabalhei nessa padaria com o meu tio até a época do exército, quando fui pra Santos servir. Lá ainda trabalhei em hotel e em padaria até que resolvi voltar pra Eldorado pra arranjar namorada e casar.

Na noite que cheguei, lembro bem que estava com um terno branco bem bonito. Era uma festa de São João. Ali tinha 6 moças querendo me paquerar e eu não sabia com quem ficava. Eu fiz um plano “Eu vou ficar com aquela que ficar a noite comigo”. Porque as mulheres aqui vão indo embora cedo, Aí foi saindo uma, outra, e ficou a minha esposa, Maria das Dores Gomes, com quem estou até hoje.

Casei e depois disso comecei a tocar a padaria do meu pai, mas mais tarde fui morar em Jacupiranga. Lá, peguei um bar falido, de um político que ninguém gostava. Comecei a tocar o bar e pensar no que fazer pra levantar o bar. Aí arrumei uma orquestra de violas pra chamar o povo. Mas o povo estava meio arisco.

Então mandei esticar o balcão por todo o corpo da casa. Aí vim pra Eldorado e arrumei 5 moças bonitas pra trabalhar no bar. Logo começou a chegar gente, o bar começou a funcionar. Foi lá que eu percebi que eu era um bom comerciante, que eu tinha jeito pra isso. Eu sempre fui comerciante.

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: César Gomes da Silva
Autor: Museu da Pessoa
Personagem: Cesar Gomes da Silva

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Gado ficava mansinho comigo
Vídeo Texto

Ovídio Gonçalves Aragão (Sr. Inácio)

Gado ficava mansinho comigo
O Congado em minha vida
Vídeo Texto

Marlene da Trindade

O Congado em minha vida
Se lembro? Tudo me lembro!
Vídeo Texto

João Batista dos Santos

Se lembro? Tudo me lembro!
Cultura: Uma vacina da violência
Vídeo Texto

José Antônio Péres de Carvalho (Tião Carvalho)

Cultura: Uma vacina da violência
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.