Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

Boca Maldita, teu nome é Flamengo

Esta história contém:

Vídeo

P/1 - O senhor poderia contar um pouquinho o que é a Boca?

R - A Boca é um grupo que existe há uns vinte anos, mais ou menos… Um pouco mais de vinte anos, que se reunia na entrada lá do outro lado, quando a nossa entrada principal era pela [Praça] Nossa Senhora Auxiliadora. Logo ali, na entrada, tinha uma amendoeira muito grande, muito frondosa, e nós nos reuníamos ali embaixo, debaixo da amendoeira; tinha uma mesa grande e nós nos reuníamos ali. Era muita discussão, muita briga, muita oposição.

Naquele tempo, a Boca era um pouco diferente do que é hoje; era muita oposição, muita brigaria, muita censura. Nós tínhamos um benemérito que foi diretor de futebol durante muitos anos e ele vinha do campo, do treino… Ele vinha com mais dois ou três colegas e foram se dirigindo para ali. “Não, não vamos para aquele lado não, porque ali é a Boca Maldita.” E não deu outra, nós aproveitamos e pegamos o nome Boca Maldita. Isso foi [em] 1984, [há] mais ou menos dezessete anos.

Pegamos esse nome e nos batizamos - ou melhor, ele é que nos batizou. Ele era diretor de futebol durante muitos anos, Ivan Drummond, ele já é morto. Depois tornou-se membro da Boca Maldita, sorte para a Boca Maldita. Ele foi diretor de futebol, foi ele que arrumou o nome para nós, aí veio a sopa no mel. Nós viramos Boca Maldita.

A Boca Maldita foi criada em quatorze de agosto de 1984 e nós tivemos como presidente… Sim, nós éramos 22 naquela época, ou pelo menos no dia em que se criou a Boca Maldita éramos 22, que foram os membros fundadores. Foi presidente pela primeira vez o companheiro que batalhou muito no Flamengo com as meninas do vôlei, ele trabalhava muito com as moças do vôlei, muito dedicado ao vôlei. Chamava-se.... Eu fui o vice-presidente… Carlos Kamai foi o primeiro presidente e eu, o vice-presidente.

Naquela ocasião, nós, que estávamos no dia, nos intitulamos fundadores, mas não éramos só os 22....

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Vídeo Texto
De futebol e política
Vídeo Texto

Angelo Vilchez Ramos

De futebol e política
“Vocês vão ter que me engolir!”
Vídeo Texto

Mario Jorge Lobo Zagallo

“Vocês vão ter que me engolir!”
As Vilas de Minha Vila Isabel
Texto

Antonio Ranauro Soares

As Vilas de Minha Vila Isabel
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.