Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História

Biografia de uma mulher exemplar

Esta história contém:

Rosemeire Lucas de Lima, nascida no dia 25/11/1976 no município de Xapuri, em uma colônia localizada no ramal Araxá. Filha de Raimunda Cristina Lucas de Lima e Raimundo Nonato Lucas de Lima, ambos seringueiros e agricultores de profissão, sendo criadores também de animais para seu consumo e subsistência. Terceira filha de um total de 8 irmãos. Mulher forte, guerreira e trabalhadora, desde muito nova sempre trabalhou na extração de seringa junto com seu pai e seus irmãos, além de trabalhar na roça, cultivando frutas e verduras, prestava auxílio à sua mãe, ajudando-a a fazer comida e no cuidado de seus irmãos mais novos. Mas ela brincava? A resposta é sim. Ela conta que, quando não estava ajudando os seus pais, brincava muito, corria, brincava de boneca, jogava bola. Viveu no Araxá até os seus 15 anos de idade para trabalhar no município de Rio Branco como empregada doméstica. Ao chegar em Rio Branco, trabalhou em várias casas como empregada, porém, nunca ficava muito tempo em um mesmo lar, devido, aos patrões a dispensarem quando as coisas apertavam. Mas, como é filha de seringalistas, Rosemeire sempre soube se virar e segurar as pontas, nunca precisou morar de favor ou pedir dinheiro para alguém. Aos 16 anos, conheceu Francisco José da Silva Santos, um trabalhador, que trabalhava em um estabelecimento comercial chamado Casa Cearense, como conferente de mercadorias, no setor de carga e despacho, casou-se com ele no mesmo ano, e esse é o primeiro e único homem de sua vida. Logo após seu casamento, que aconteceu no parque de exposições de forma gratuita e coletiva em um evento beneficente, engravidou de sua primeira filha, Roselane Lima Santos. Com o passar de 7 anos, quando ela completou 23, deu à luz a seu segundo e último filho, dando-lhe o nome de Alexandre Lima Santos. Após o casamento, sempre se manteve em casa cuidando de seus filhos. Devido a esses acontecimentos, teve que abandonar seus estudos para cuidar de seus filhos,...

Continuar leitura
Palavras-chave: mariasquenosinspiram

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.