Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Por: Dante Lacerda, 21 de maio de 2023

As linhas históricas da vida

Esta história contém:

Sua vida começou com dificuldades. Antes de nascer, os médicos disseram: \\\"Salva a mãe ou o bebê\\\". Ana Lúcia Vieira Lacerda, é a mais velha de 14 irmãos. Desde pequena sua mãe a levava para a roça onde plantavam para a subsistência familiar. Sua mãe sempre a incentivou a estudar e a ser \\\"dona do seu próprio nariz\\\", ser uma mulher forte, guerreira e vencedora, mas as condições da família eram precárias. Seu pai nunca ligou muito para que os filhos estudassem, pois precisava de ajuda na roça para sustentar a família. Mas a mãe pegava-os, colocava-os na charrete e levava-os até o ponto de ônibus e dizia: \\\"Se quiserem ser alguém na vida, estudem muito. Casamento só quando forem independentes, mulher tem que ser decidida. A vida é dura, senão fica igual a mim., cheia de filhos e dependente de marido\\\" E assim sua filha ouviu, Aos 11 anos decidiu que moraria na cidade com seu avô para estudar e seguir o futuro de sua vida, mas nunca deixou sua casa. Todo sábado voltava para a roça para ajudar sua mãe e cuidar dos irmãos. Depois de anos na cidade e dedicando-se aos estudos, fez admissão (vestibular), cursou contabilidade e depois magistério. Começou a procurar emprego e conseguiu em um Supermercado de sua cidade. Trabalhava de dia e à noite estudava. Finalmente pode ajudar sua família nas coisas mais básicas, desde contas até consultas ao dentista. Com muito esforço, horas dedicadas, cansada do trabalho, foi aplicando para concursos, provas para conseguir um emprego melhor, sempre visando ajudar sua família e conseguiu! Assim pode construir uma casa melhor para seus pais e irmãos. Aos 22 anos comprou a primeira TV para a família. Depois de 4 anos, casou com um homem chamado João Lucio, que chegou para somar esforços em busca de uma condição de vida melhor. Com o casamento, mudou-se para o Rio de Janeiro. Trabalhou 18 anos no Rio - ao todo, 22 anos de trabalho. Teve dois filhos, Matheus e Olívia, que hoje...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.