Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Mario Penna Bhering
Por: Museu da Pessoa, 12 de novembro de 2002

Aquarelas

Esta história contém:

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Memorial do Trabalhador (Itaipu Binacional)

Depoimento de: Mário Penna Bhering

Entrevistado por: Cláudia Leonor e Danilo Lopes

Local e data: São Paulo, 12 de Novembro de 2002.

Realização Museu da Pessoa

Código do Depoimento: ITA_HV005

Transcrito por: Elisabete Barguth

Revisado por: Nataniel Torres

P/1 – Bom, a gente vai começar a nossa entrevista Seu Mário, vou pedir para o senhor falar de novo o seu nome completo, o local e a data de nascimento.

R – O meu nome completo é Mário Penna Bhering e local de nascimento é em Belo Horizonte, em 24 de maio de 1922.

P/1 – O nome dos seus pais?

R – Do meu pai é José Bretas Bhering, que era de Ouro Preto, engenheiro e minha mãe, Maria do Carmo Penna Bhering, que era de Lavras.

P/1 – E qual a origem do nome Bhering o senhor sabe?

R – É um nome comum no Brasil e nas minhas viagens pela Europa sempre olhava o catálogo telefônico, na Alemanha e também na Áustria tem muitos Bhering, é um nome comum na Europa, então eu não qual é a origem aqui no Brasil.

P/1 – Tem alguém na família que é alemão?

R – Tem muita gente Bhering no Rio, tem uma rua: Mário Bhering no Rio, que é de uma pessoa que eu nem sei quem é, mas dizem que era uma pessoa importante na maçonaria, eu não sou maçom.

P/1 – E o nome dos seus irmãos?

R – Tem nomes todos romanos, porque minha mãe e meu pai gostavam disso, então um chama Vinícius, o outro chama Marcelus e o outro Marco Paulus e a outra, a única moça, chama Julieta, que é um nome romano também.

P/1 – Eu queria que o senhor descrevesse um pouco como que era Belo Horizonte da infância, que bairro que vocês moravam, como que era isso.

R – Belo Horizonte era uma pequena cidade naquele tempo do ponto de vista do que se tornou depois. Nós morávamos num bairro que era conhecido como Bairro dos Funcionários, porque Belo Horizonte é uma cidade que foi fundada, como você sabe, a capital era Ouro Preto e fizeram uma cidade para ser...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Acreditar no trabalho
Vídeo Texto

José Luiz Pires Moraes

Acreditar no trabalho
O conhecimento que te traz independência.
Vídeo Texto
Trabalho é comigo
Vídeo Texto

Solon Guimarães Filho

Trabalho é comigo
Vídeo Texto
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.