Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: Euro Alves
Por: Museu da Pessoa, 30 de abril de 2018

Aprendendo com a preservação cultural

Esta história contém:

Aprendendo com a preservação cultural

Vídeo

Sou do interior do estado do Amazonas, nasci no município de Maués, na comunidade de São José do Rio Marau, em 10 de abril de 1977. Sou da etnia Sateré-Mawé; e me chamo Euro Alves. Meu nascimento está associado a uma história muito triste, posto que a gravidez não planejada da minha mãe representou uma grande decepção para o meu avô. Esse mesmo avô, que viria, mais tarde, a me criar, a cuidar de mim, tornando-se meu pai.

Esse homem que reagiu tão mal à maternidade precoce da filha, foi, na verdade, o primeiro pai da comunidade que mandou os filhos para a escola. Assim, minha mãe tornou-se professora pela missão e eu fui entregue aos meus avós. Lembro da alegria quando, uma vez por mês, ela chegava de longe e do meu desespero quando ela novamente partia.

Da infância lembro de pescar e caçar para ajudar no sustento da casa. E das flechinhas que meu avô preparava. Eu em cima da canoa flechando bicho, flechando pássaro. Eu era tímido, isolado das outras crianças, mas era considerado um “curumim sapeca”. Aos sete anos, eu fui para a escola. Era curioso porque tínhamos uma professora da cidade e não da etnia, que dava aula para crianças que não entendiam português.

(...) a gente aprendeu mesmo na marra! (...) lembro muito bem de que para aprender as vogais levei umas pontadas de caneta da professora.

Hoje como gestor de escola, ontem como professor indígena e professor presencial do Igarité, como o Telecurso é chamado no Amazonas, minha meta é uma educação que não ensine por ensinar, que considere a língua e a cultura local. Uma escola que não desista dos seus estudantes. Motivá-los em sala de aula é um desafio que me imponho diariamente. Partindo da valorização da comunidade, da importância do estudo para inserção do indígena no mundo, na sociedade e na tecnologia. Assim refletimos sobre a cultura instalada de que a educação escolar indígena é um desperdício e o que vale a pena aprender é...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.