Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa, 15 de fevereiro de 2005

Embarques e desembarques.

Esta história contém:

Embarques e desembarques.

Vídeo

P – Boa tarde. Eu queria que o senhor começasse a entrevista falando para a gente seu nome completo, o local e a data do seu nascimento.

R – Boa tarde. O meu nome é Antônio José de Souza Simões. Eu nasci no dia 2 de agosto de 1961 em Fortaleza, Ceará.

P – Antônio José, como e quando você entrou na Petrobrás?

R – Eu entrei através de concurso que foi realizado em 1982. Fiz o concurso em 1982, mas só fui chamado em março de 1983.

P – Você fez concurso para que?

R – Para a função de operador.

P – E aí você fez concurso aqui para Mossoró? Para onde?

R – Não, eu fiz em Fortaleza, o concurso para trabalhar em regime offshore lá em Paracuru, Ceará.

P – Paracuru. E como foi isso? Você ficou quanto tempo lá?

R – Bem, em 1983 eu fui chamado. Fiquei lá exatamente de 21 de março de 1983 até 15 de março de 1994.

P – E o que que era ser operador? O que que você fazia?

R – Como operador offshore você trabalha na estação de óleo, em alto mar. Lá, são águas rasas. As plataformas de Paracuru ficam na faixa de 45 quilômetros da costa. A profundidade média lá é de 45 metros, águas rasas. O operador é responsável pela produção de petróleo na plataforma. Lá, eram na época, oito plataformas e havia revezamento, trabalhando em regime, inicialmente, de sete dias e folgando outros sete. Depois, trabalhava 14 por 21.

P – Trabalhava 14 dias e 21 de folga?

R – Com 21 dias de folga.

P – E eram oito plataformas?

R – O total lá são oito plataformas.

P – Mas aí você trabalhava em uma ou em todas?

R – Geralmente você trabalhava em uma plataforma, passava um tempo, depois você ia para outra. Dependendo, você poderia passar um, dois, três anos em uma plataforma, depois ir para outras plataformas.

P – E o que que você achava de trabalhar embarcado?

R – Eu achei muito estressante.

(PAUSA)

P – Então, para a gente retomar de onde a gente parou, você estava...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Vale a pena sempre lutar
Vídeo Texto

Germino Borges dos Anjos

Vale a pena sempre lutar
Alçou voo para defender direitos para o trabalhador
Texto
Privilégio por participar da Petrobras
Vídeo Texto

Maurício França Rubem

Privilégio por participar da Petrobras
Tem que dar um passo atrás para poder avançar dois.
Vídeo Texto
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.