Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Por: Museu da Pessoa,

Antônio Avelino de Melo Cunha

Esta história contém:

Antônio Avelino de Melo Cunha

P/1 – Seu Toninho, vou começar perguntando seu nome completo, o local e a data de nascimento. R – Antônio Avelino de Melo Cunha, eu sou nascido na pacata Eldorado, aqui onde estamos. Nasci no quatro de um de 51, da boa idéia e vivi sempre aqui no Vale do Ribeira, principalmente em Eldorado. Eu me criei, tive uma educação de berço muito boa, graças a Deus. Os meus pais eram católicos, e eu fui coroinha de padre, desde os seis anos de idade. Entrei como ouvinte numa escola, porque não podia ser matriculado, porque eu não tinha idade... P/1 – Espera só um pouquinho, perguntar até antes do senhor ser coroinha: seus pais são de onde? R – A origem do meu pai... Meu pai é filho de alemão, mas nascido no Brasil. Meus avós, pais do meu pai, vieram na época da primeira guerra mundial e se estabeleceram aqui no município de Eldorado. O meu avô ele era engenheiro e geólogo alemão e se radicou aqui por força das circunstâncias, que o Exército Brasileiro solicitou que como ele era engenheiro geólogo, que viesse fazer um levantamento mineralógico do Vale do Ribeira. E assim foi feito e ele veio pra cá. P/1 – ...Ele trabalhava pra quem...? R – Ele trabalhava por conta própria, mas a pedido do Exército Brasileira, ele fez pesquisas aqui o Vale do Ribeira. E se radicou aqui. Meu pai nasceu aqui, em Eldorado. P/1 – Por que o Exército queria fazer pesquisa aqui no Vale do Ribeira? R – Porque na época, envolvido na Primeira Guerra Mundial, o que é que acontecia? Precisava de minérios pra as Forças Armadas, pra Marinha, pra Aeronáutica, pra fazer os tanques, os blindados, pra fazer aviões... E o Brasil naquela época não tinha nada de industrialização. P/1 – ...E aqui nessa região tinha minério? R – Muito minério. Tem muito minério P/1 – Até hoje? R – Até hoje. P/1 – E aí o seu pai se estabeleceu aqui, conheceu sua mãe aqui...? R – O...

Continuar leitura

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: Antônio Avelino de Melo Cunha
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.