Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Kleber Atalla
Por: Museu da Pessoa, 27 de julho de 2017

Anjos caídos também voam

Esta história contém:

Anjos caídos também voam

Vídeo

Eu hoje conto a minha trajetória de vida como um alerta aos que vieram depois de mim e que, como eu - cada qual por diferentes razões - se perderam. Alerta no sentido de que temos que ter prudência e equilíbrio ao fazermos nossas escolhas, ao usarmos nosso livre arbítrio. Caso contrário, o risco que corremos - e eu digo isso por experiência própria - é o de cairmos do paraíso para o inferno. E o que é pior: em geral, só nos damos conta de que estávamos no paraíso quando mergulhamos no terreno pantanoso do sofrimento.

Nasci no dia 13 de junho de 1961, na cidade de São Paulo. Meus pais sempre foram muito preocupados com nossas necessidades básicas e, particularmente meu pai, foi um cara que não mediu esforços para nos dar bom estudo e enfim, prover a sua família. Todavia, tenho lembrança de uma criação bastante rígida, pelo menos para os tempos de liberalização que estávamos vivendo nos anos 70. Talvez isso explique uma certa revolta que eu sentia, e até os descaminhos por que enveredei, de envolvimento com as drogas e seus subprodutos, crimes a elas relacionados. Hoje, tendo feito o caminho de volta, tenho a consciência de que estive muito perto da destruição, assim como do quanto magoei minha família, em especial o meu pai. A ponto de me questionar se não acelerei, involuntariamente, a perda dele.

Mas, voltando um pouco, trago lembranças muito boas da infância vivida numa chácara da família, em Suzano. Subia em pé de jabuticaba, andava de bicicleta o tempo todo, tirava cenoura da terra, essas coisas. Tinha uma casa grande, um estábulo - mais tarde, meu pai e meu avô tiveram cavalo no Jóquei - e lá plantava-se praticamente para o consumo da família. Outras lembranças são o colégio de freiras, onde eu estudava, e as vezes em que me escondi na kombi do meu pai quando ele vinha a São Paulo e não queria me trazer. Não sei como, ele sempre conseguia me descobrir.

Aí, viemos para São Paulo: a chácara foi...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.