Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Angela Gutierrez
Por: Museu da Pessoa, 19 de março de 2007

Angela Gutierrez

Esta história contém:

Angela Gutierrez

Vídeo

IDENTIFICAÇÃO Angela Gutierrez, eu nasci em Belo Horizonte, em 15 de setembro de 1950. Eu fiz um curso normal, como se costumava fazer na minha época. Depois fiz um curso de Administração, com especialização em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas. TRAJETÓRIA PROFISSIONAL Eu me formei no curso normal e fui dar aula na periferia de Belo Horizonte. Fui professora de alfabetização de adultos. Eu gostava de dar aulas, por isso escolhi esse curso. Gostava de ensinar e alfabetizar os adultos. Foi algo me marcou muito, eu gostei muito desse trabalho. Eu fui uma professora muito dedicada. Existia um método que se chamava Dom Bosco – um método de alfabetização de adultos criado por um padre salesiano – e eu investi nesse método, aprendi a usá-lo e fui uma ótima professora. Depois de uns três anos nesse trabalho, surgiu o Mobral, e eu fui convocada, fiz parte da primeira turma de professores voluntários do Mobral. E passei a lecionar pelo método Mobral. Um ponto interessante da minha vida profissional foi ter a minha vida ligada aos problemas da periferia de uma grande cidade, aos problemas sociais. Acho que começou aí e começou muito bem. PRESIDENTE DO INSTITUTO FLÁVIO GUTIERREZ É uma longa história. Fui andando por aí ao longo da minha vida sempre preocupada com esses problemas que acabei de falar e tendo outras atividades profissionais, mas sempre preocupada com a memória brasileira, com a preservação dessa memória. Eu sou estudiosa do barroco brasileiro, dediquei a minha vida inteira a esse trabalho. Criei em 1998 o Museu do Oratório, em Ouro Preto, doando uma coleção de oratórios brasileiros e imagens barrocas, que eu fiz durante a minha vida. Quando eu criei esse museu, achei necessário o Instituto Cultural, ele nasceu aí. As peças foram doadas para o patrimônio publico, ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o IPHAN. Então, como presidente daquele Instituto,...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

O legado da liderança
Vídeo Texto

Eudimar dos Santos Viana

O legado da liderança
Uma engenheira agrônoma no Banco do Brasil
Texto

Eliane Mattioli Alves de Sousa

Uma engenheira agrônoma no Banco do Brasil
Minha vida na Juréia - Sustentabilidade em pauta
Vídeo Texto
A beleza da natureza é fonte de vida
Vídeo Texto

Delbanor Melo Viana (Sr. Arraia)

A beleza da natureza é fonte de vida
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.