Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa, 23 de setembro de 2004

Ana Cristina Gomez Cabaleiro Torretta

Esta história contém:

Vídeo

IDENTIFICAÇÃO

Eu sou Ana Cristina Gomez Cabaleiro Torretta, nasci em Santos, no dia sete de agosto de 1962.

INGRESSO NA PETROBRAS

Eu comecei a trabalhar aqui na Refinaria em abril de 1987. Eu sempre trabalhei na área de Recursos Humanos. A evolução da minha permanência aqui na Refinaria é bem interessante, porque quando comecei a trabalhar eu vinha de uma empresa mais modernizada do que o que tinha aqui quando cheguei. E hoje a gente percebe que a Petrobras cresceu tanto, evoluiu tanto que não tem ninguém tão moderno e tão atual quanto ela. E quando eu cheguei foi um choque, eram aquelas máquinas de escrever de “mil novecentos e nada”, aquelas mesas velhas. E a evolução, a mudança foi tão rápida Hoje é irreconhecível. De 18 anos atrás pra hoje, tem uma mudança significativa. Só o visual, fora tecnologia, os processo e tudo o que tem por trás.

TRABALHO FEMININO

A maioria era homem. Tinha por volta de 2.300, 2.500 empregados e a maioria eram homens. E eu não senti dificuldade, nenhum problema, nem questão de recepção. Foi bem tranqüilo. O pessoal me recebeu muito bem. Não tive nenhum problema com essa relação entre homens e mulheres. Não era uma novidade mulher trabalhando numa Refinaria, era bem tranqüilo. E eu lembro que entrou um grupo de moças novas, a maioria tinha 22, 20 anos, e nós éramos conhecidas como “as meninas”. Até hoje o pessoal fala: “as meninas do RH”. Todo mundo já meio antiguinho, mas ainda somos as meninas do RH.

COTIDIANO DO TRABALHO

Eu acho que uma das histórias mais marcantes – eu acho que têm outras, mas essa marcou bastante – foi a implantação do ponto eletrônico na Refinaria. A gente tinha o sistema de cartão de ponto de papel, aquele modelo mais antigo. E eu coordenei, junto com a gerente de RH (Recursos Humanos) da época, a implantação do sistema de freqüência eletrônico. Isso me marcou muito, porque foi uma mudança de cultura muito grande. As pessoas estavam...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Com cara e coragem
Vídeo Texto

Rosa Maria Araújo Santos

Com cara e coragem
A desigualdade social sempre me deixou indignado
Vídeo Texto
Educação em construção
Texto

Marlene Neves Furlan Lozano

Educação em construção
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.