Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa, 28 de maio de 2003

Alteredo Nascimento Garcez

Esta história contém:

Alteredo Nascimento Garcez

Vídeo

IDENTIFICAÇÃO Meu nome é Alteredo Nascimento Garcez. Nasci em 25 de dezembro de 1940, em plena Segunda Guerra Mundial. Na cidade de São Luís, no Maranhão. INGRESSO NA PETROBRAS Meu ingresso na Petrobras foi em 1º de abril de 1965. Em janeiro de 65, eu vi um anúncio, que precisava de um topógrafo. Ia ter um concurso para a Petrobras. Fiz minha inscrição. Só passou eu, lá em São Luís. TRAJETÓRIA PROFISSIONAL Fiquei em São Luís, trabalhando no antigo Sraz, que compreendia do Maranhão até o Amazonas. No Maranhão, trabalhei na gravimetria, fazendo projeção gravimétrica na baixada maranhense. De lá, fomos para a Ilha do Marajó, passamos 1966 na Ilha. No fim do ano, fomos fazer gravimetria no território do Amapá. Fiquei no lá até janeiro de 1968, quando em março fui transferido para Maceió RPNE, Conselheiro Maceió, para a equipe de geodésia de lá. Quando fiz concurso, era para a equipe de geodésia, sediada em Belém. Mas, como havia falecido um topógrafo, fui substituir esse colega na gravimetria. Aí fui para a geodésia em Maceió. No fim de 1969, acabou a base em Maceió. Fui transferido para Aracajú e fiquei 1970 e 71 lá. Sediado em Aracaju, mas trabalhando em Alagoas, na Bahia e vários outros estados, onde havia necessidade do nosso trabalho. Em 1972, encerraram a equipe de geodésia na RPNE. Então eu tinha três opções: ir para Salvador; ir para o DESUD no Paraná, lá em Ponta Grossa; ou ir para Belém. Como Belém ficava mais próximo de São Luís, apesar de não ter estrada ainda, preferi ir para Belém. Fiquei lá, de 72 a janeiro de 1985, quando vim transferido aqui para Natal. Nesse período em Belém, em 79, fiz a minha primeira viagem para o exterior. Fui para o Iraque, tive um trabalho rápido na Líbia, mas a minha maior gama de trabalho, foi no Iraque. Eu fazia um trabalho voltado para geodésia, também. PROCEDIMENTOS DE TRABALHO A geodésia é uma topografia mais científica,...

Continuar leitura
Palavras-chave: petrobrás, trabalho

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Com cara e coragem
Vídeo Texto

Rosa Maria Araújo Santos

Com cara e coragem
A desigualdade social sempre me deixou indignado
Vídeo Texto
Educação em construção
Texto

Marlene Neves Furlan Lozano

Educação em construção
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.