Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa,

Alfredo de Queiroz Viana

Esta história contém:

P - Alfredo, muito obrigado por ter aceitado o convite de nos dar esse depoimento. Eu queria que o senhor começasse dizendo o seu nome completo, a sua data e local de nascimento. R - Meu nome é Alfredo de Queiroz Viana, nasci em 12 de janeiro de 1966 aqui em Monteiro. Sou filho de produtor rural e continuo ainda a mesma atividade. P - O nome do seu pai e da sua mãe, por favor. R - O nome do meu pai é Célio Viana, e o nome de minha mãe é Maria de Lourdes Queiroz Viana. P - O que fazia o seu pai? R - Era produtor rural também. P - E a sua mãe? R - Produtora também. Ainda hoje é. P - A produção está no sangue da família. O senhor conheceu os seus avós? R - Não cheguei a conhecer. P - Nem da parte do pai, nem da parte de mãe? R - Não. P - O senhor tem idéia de onde eles vieram, se eram daqui mesmo? R - Não, meus avôs, parece que tinham um pouco de descendência de português. P - Seus pais não contavam alguma história de seus avós? R - Contavam muitas histórias. P - Mas nada que o senhor se lembrasse? R - Não, assim de momento, não lembro. P - Certo. O senhor tem irmãos? R - Duas irmãs. P - O nome delas, por favor. R - Luciene Viana e Lucélia Viana. P - Moram aqui também? R - Não. Hoje uma já foi embora, mora em Brasília e, a outra, mora aqui em Monteiro. P - O que elas fazem? R - Uma é Assistente Social e a outra é formada em Cooperativismo. P - Como era essa Monteiro da sua meninice, como era essa cidade? R - Era um pouco atrasada, porque não tinha tanta renda. Era calma e onde a gente tinha uma grande tristeza, porque o filho do produtor era obrigado, se queria uma coisa melhor, a ir embora. Procurava os grandes centros sem preparação nenhuma e trazia um grande sofrimento para a família. Como ele saía daqui sem ter uma mão-de-obra qualificada, sem nada, só vai para o grande centro sofrer. P - E como foi a sua infância aqui na cidade? O senhor não morava na cidade, morava no sítio... R -...

Continuar leitura

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: Alfredo de Queiroz Viana
Local de produção: Monteiro
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

“Com o tempo você vai se transformando no mais velho
Vídeo Texto
O último português da Confeitaria Colombo
Vídeo Texto

José Pereira Correia Lopes

O último português da Confeitaria Colombo
As Vilas de Minha Vila Isabel
Texto

Antonio Ranauro Soares

As Vilas de Minha Vila Isabel
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.