Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Kolarene Enawene
Por: Museu da Pessoa, 26 de julho de 2024

Adowinã Weyotera - Rio Preto pertence ao meu povo

Esta história contém:

Adowinã Weyotera - Rio Preto pertence ao meu povo

Vídeo

Adowinã Weyotera - Rio Preto pertence ao meu povoSobre nascimento

Eu nasci na Aldeia Enoti Deronekwa, era aldeia Enoti Deronekwa. Meus Parentes renovava as casas Três vezes por cada cinco ano, mesmo aldeia que a gente cresceu eu, Anaori, Xiwiro e Yalowinase atoke nascemos mesmas quase horas, é agora são tudo ele foi apostados mas Eu não, porque erraram meu registro de nascimento, minha mãe me contou sobre meu nascimento.

Chegada de homem branco

Mudamos para a aldeia nova, Makwanekwa, esse é o nome verdadeiro da aldeia. Lá que os homens brancos chegaram pela primeira vez, o Matowa que foi para sua roça Hanawenakwa, levava sua família inteira. Lá que Matowa chamou os homens brancos desconhecidos, os homens brancos estavam subindo o Rio Juruena com um barco, eles vieram em direção ao Maitowa. Ele estava com muito medo dos brancos e fugiu na mata. Depois que Maitowa fugiu, os brancos colocaram ferramentas na beira do Rio Juruena. Um ano depois os brancos continuaram a procurar nossa aldeia, durante da nossa pescaria, só um do meu parente ficou aldeia porque ele pegou poliomielite. Nós acampamos na beira do Rio Hakotokowina, de repente nós escutamos um grito, corremos para nossa aldeia não encontramos os brancos, já tinha ido embora. Um de deficiente conto sobre eles, a gente não precisa ter medo deles porque eles não machucam as pessoas, olha que eles me deram os machados e as facas, vocês tem que ter atrás deles para vocês pegar os machados também assim ele contou para nós. Os guerreiros foram atrás deles, encontraram os brancos, pegaram os machados e voltaram à aldeia. Os caciques da minha aldeia reuniram-se e discutiram para não matarem os brancos. Assim foi nosso primeiro contato com os brancos.

Doença de gripe

Na segunda vez que eles vieram à nossa aldeia, com um homem myky chamado Mañowali,ele trouxe a gripe para a minha comunidade. Fomos infectados, não conhecíamos essa doença porque a...

Continuar leitura

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: Adowinã Weyotera - Rio Preto pertence ao meu povo
Data: 26 de julho de 2024
Local de produção: Brasil
Personagem: Kolarene Enawene
Pesquisador: Charles Pankararu
Entrevistador: Yotose Enawene
Entrevistador: Dalokwari Enawene
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Parindo uma literatura indígena
Vídeo Texto
A cada dia, resgatamos mais do que somos
Vídeo Texto
Histórias de um líder Xavante
Vídeo Texto

Paulo Cipassé Xavante

Histórias de um líder Xavante

Essa história faz parte de coleções

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.