Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa, 23 de agosto de 2006

Administrador nato

Esta história contém:

Administrador nato

Vídeo

P1 – Bom dia, Roberto.

R – Bom dia.

P1 – Eu gostaria que você nos dissesse seu nome completo, local e data de nascimento.

R – Roberto Oliveira de Lima, nasci em São Paulo, em 1º de abril de 1951.

P1 – Qual o nome dos seus pais?

R – Fausto Walter de Lima e Maria Emília Canto Oliveira de Lima.

P1 – Qual a origem da sua família?

R – Meu pai tem origem no interior de São Paulo, nasceu em Franca, filho de um advogado lá do interior. Veio para São Paulo muito cedo, com 12 anos. Se formou em Engenharia Química pela Poli e depois foi ser pesquisador na área de energia nuclear. Fez uma carreira acadêmica muito bonita. Minha mãe criava os filhos enquanto meu pai podia trabalhar. Ela fez a escola de Pedagogia, mas realmente nunca trabalhou.

P1 – Nunca exerceu. Como que era, você nasceu em São Paulo e morou em São Paulo?

R – A vida toda. Morei um tempo na França, por dois anos, no começo dos anos 1980.

P1 – Na sua infância como que era a rua e o bairro onde você morava?

R – Era um bairro novo, eu morava no Sumaré. E quando meu pai construiu a casa, ainda era uma rua sem asfalto, o que hoje é pouco comum em São Paulo. Mas então, eu tive o privilégio de ter as brincadeiras de rua ainda, de empinar papagaio, jogar futebol no campinho, de ver a rua ser asfaltada e aí criar a oportunidade de andar de carrinho de rolimã. Estudava em escolas próximas e às vezes não tão próximas. Estudei no Colégio Batista Brasileiro que ficava nas Perdizes. Às vezes ia de ônibus e às vezes 40 minutos a pé, o que eu gostava muito de fazer de manhã. Foi uma infância muito agradável. Eu frequentava dois clubes: o Palmeiras e o Pinheiros. Joguei basquete, nadei um pouco e acho que me diverti muito na minha infância.

P1 – Fala um pouquinho das escolas que você frequentou.

R – Olha, eu comecei no Externato Nossa Senhora de Lourdes, que era um...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Sonho de educar
Texto

Margarida Maria Machado

Sonho de educar
Conquistas do dia a dia
Texto

Daniela Campos de Almeida

Conquistas do dia a dia
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.