Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa,

Adair Antônio de Freitas Meira - História de Mudança (texto integral)

Esta história contém:

P – Vamos começar com o seu nome, lugar e data de nascimento. R - Meu nome completo é Adair Antônio de Freitas Meira. Nasci no dia 5 de fevereiro de 1963 numa cidade chamada Caçapava do Sul, no Rio Grande do Sul, mas estou morando há mais de 20 anos [a entrevista foi feita em 2002] em Goiânia. P – Explica para a gente, de maneira resumida, qual é o seu projeto. R - O meu projeto é um programa que alia a inclusão social, questão educacional e preservação do meio ambiente, principalmente voltado para os jovens. Deste trabalho na comunidade e em várias outras frentes surgiu uma organização denominada Fundação Pró Cerrado, cuja missão é a promoção integral do homem através da educação e preservação do meio ambiente. P – Como é que surgiu esse projeto? R - Surgiu de uma forma muito interessante, porque profissionalmente eu sou ligado à área de comunicação, como publicitário. No início dos anos 90 eu viajei aos Estados Unidos junto com um grupo de clientes, empresários do meio rural – o mercado goiano é extremamente agropecuário – para a maior região de produção de grãos no mundo. E visitando uma universidade, um dos professores perguntou: “Tem alguém aí de Goiás?”. Eu entendo muito mal inglês, mas o tradutor falou: “Levanta a mão”. Eu levantei e o professor falou: “Em Goiás tem um desenvolvimento tecnológico muito apropriado para as regiões do Cerrado; porque o cerrado é...”. E foi despejando, dizendo pela primeira vez, para mim, uma série de questões estratégicas sobre o Cerrado brasileiro. Até então, apesar de viver em Goiás, eu não entendia muito bem de Cerrado, não sabia bem o que era, ou a sua dimensão. Para mim era apenas uma fronteira agrícola. Foi a partir daí que eu comecei a procurar a entender o que era o Cerrado, uma região de reserva de produção de alimentos para o planeta, recursos hídricos e vantagens...

Continuar leitura

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: Adair Antônio de Freitas Meira - História de Mudança (texto integral)
Local de produção: São Paulo
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

“A gente vive de vida”
Vídeo Texto

Ketty Margarete Valencio

“A gente vive de vida”
Texto

Fabio José Feldmann

"Seja maduro, defenda o verde"
Educação ambiental para despertar
Vídeo Texto

Ivone Amâncio Bezerra Carlos de Souza

Educação ambiental para despertar
Minha preocupação agora é a continuidade.
Vídeo Texto
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.