Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Adão Expedito Santos
Por: Museu da Pessoa, 2 de março de 2007

"A obra fez parte do nosso dia-a-dia."

Esta história contém:

"A obra fez parte do nosso dia-a-dia."

Vídeo

O meu nome é Adão. Eu nasci em Canoas no dia 29 de novembro de 1959.

Eu ingressei na Petrobras em 22 de março de 1975. Eu fiz um concurso para a área de Segurança Interna, um concurso feito na Copesul. O cadastro de reserva era único, então, como eu morava em Sapucaia, próximo à Refinaria, me indicaram para a Refap.

Eu iniciei como auxiliar de segurança interna na portaria da Refinaria. Fui promovido a inspetor de segurança interna. Fiz um curso de técnico de segurança no trabalho, fiz estágio também na segurança do trabalho, na GSM. Depois retornei para a vigilância, para a segurança. Eu estou praticamente todo esse tempo na área de segurança patrimonial.

Atualmente, a segurança patrimonial tem uma equipe terceirizada que trabalha na área da Refinaria. O pessoal próprio, Petrobras, exerce a supervisão dessa equipe de vigilância. Nós temos os nossos grupos de turno, que continuam seguindo a escala, mas grande parte do serviço é realizado pela terceirizada. A função da segurança é o apoio ao pessoal contratado.

A Segurança Patrimonial não modificou muita coisa. A atividade é tranqüila, fora umas regulamentações da Polícia Federal. Algumas exigências permanecem, o que se acrescenta são melhorias. Dentro da Refinaria, a gente vive o nosso dia-a-dia mais em função da segurança do trabalho. Essa sim, a segurança do trabalho, evoluiu bastante. Hoje a gente tem procedimentos para acompanhar os serviços que evolvem a segurança patrimonial também. Como alguém que está aqui preocupado com a segurança das pessoas, seguranças das instalações e tem que observar esses aspectos da segurança do trabalho também. Hoje, qualquer serviço, inicialmente, tem que ser bem avaliado, as condições para preservar as pessoas têm que ser bem verificadas. Particularmente, eu acredito que as mudanças na área de segurança do trabalho foram para melhor. Na medida em que a gente está preocupado em preservar, em cuidar, há uma boa...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Um relato de casos e causos
Vídeo Texto

Antônio Carlos de Lima Venâncio

Um relato de casos e causos
A importância do zelo
Texto

Sueli Pereira Vissoto

A importância do zelo
Do outro lado do muro
Texto

Paulo Henrique Cipriano Seixas

Do outro lado do muro
Vídeo Texto

Reinaldo Henrique dos Santos

"A Confiança Você Conquista"
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.