Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: Mabel Zaire
Por: Mabel Zaire, 21 de agosto de 2025

ACRE FAZENDO HISTORIA

Esta história contém:

ACRE FAZENDO HISTORIA

Vídeo

sou da terra em que os indígenas eles ainda resistem e nós vivemos em harmonia com toda a natureza é na região do Juruá no município de Feijó local onde eu morei durante um ano e meio é muito comum nós termos esse relacionamento próximo com os indígenas eles chegam à cidade eles durante o período do inverno amazônico caracterizado pela pluviosidade muitas águas dos rios são transbordantes esses povos eles vêm ao município e quando é o término do o ano letivo formal eles integram o município e eles são passam pelo pela escola eles estudam eles se atualizam E durante o término do inverno Eles voltam para as suas tribos e os sítios com o momento em que o ano letivo inicia é um círculo muito importante nós temos no Acre indígenas com formação superior doutores eles são respeitados eles valorizados na nossa sociedade e enquanto pessoas são muito importantes para nós contribuir muito com a nossa Cultura Rua Nossa culinária com a nossa medicina natural eles nos trazem muitas contribuições em todos os aspectos E isso tem sido muito enriquecedor para a nossa região e o ar como um todo é muito importante é muito gratificante o que nós temos na nossa região região do Juruá a capital Rio Branco uma capital que tem uma história de muita luta uma história é muita luta o Adriano ele representa o povo brasileiro que a ser brasileiro para pertencer ao Brasil

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.