Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Leslie Castro, 4 de junho de 2025

Superação de vida através da arte.

Esta história contém:

Superação de vida através da arte.

Vídeo

"CONTRIBUIR ATRAVÉS DA ARTE PARA UM MUNDO MELHOR’’

Alessandra nasceu sob o céu úmido de Belém, em maio de 1982 que já anunciava a exuberância da Amazônia, onde sempre viveu e pela qual nutre grande paixão, apesar de ter familiares no centro-oeste.

Sua infância na periferia de Belém, especialmente no bairro da Cidade Velha, marcou-a com as fortes manifestações culturais locais, onde o ritmo do samba ecoava pelas ruas, impregnando sua alma desde cedo. Apesar das raízes familiares fincadas também no distante centro-oeste, seu coração se ateve à terra paraense, à melodia dos rios e à efervescência cultural que pulsava em cada esquina, na periferia que a influenciou, desenvolvendo um forte senso de comunidade e um desejo de transformação coletiva.

Seus primeiros laços comunitários foram na Igreja Católica, com foco em solidariedade. Na adolescência, a partir dos 16 anos, sua consciência social evoluiu, levando-a a se engajar em outros grupos comunitários, começando com quadrilhas juninas e depois a capoeira.

Sua trajetória estudantil começou em escolas públicas. No ensino médio, ganhou uma bolsa em um colégio de bairro chamado Aspecto, onde professores a introduziram a movimentos sociais e questões de classe. A escola proporcionava um ambiente culturalmente rico, com gincanas, apresentações musicais, de dança e teatro, compensando a falta de oportunidades para atividades extracurriculares pagas. Professores como os gêmeos Cosme e Damião Urabião, de física e química, foram importantes em seu despertar para questões sociais.

Inicialmente, Alessandra pensou em ser jornalista, mas a falta de condições financeiras a impediu de seguir o balé, sua primeira paixão pela dança, que encontrou nas quadrilhas juninas. Alessandra, a letrada, a pedagoga, a defensora dos saberes culturais amazônicos, encontrou no cursinho popular do Terra Firme sua primeira trincheira profissional e humana. Sua vida acadêmica se...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Cultura: Uma vacina da violência
Vídeo Texto

José Antônio Péres de Carvalho (Tião Carvalho)

Cultura: Uma vacina da violência
Magia e gingado
Vídeo Texto

Darley Ferreira Gomes

Magia e gingado
Capoeira carioca
Vídeo Texto

José Barbosa da Silva

Capoeira carioca
Capoeiras, mestres e tradições
Vídeo Texto

Marcos Antonio Gomes de Carvalho

Capoeiras, mestres e tradições

Essa história faz parte de coleções

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.