Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa, 18 de novembro de 2003

A secretária-historiadora

Esta história contém:

A secretária-historiadora

Vídeo

IDENTIFICAÇÃO Meu nome é Heloísa Helena Totole Miras Floriano. Nasci em São Caetano do Sul, São Paulo, em 4/9/66.

TRABALHO Ingresso na empresa Eu ingressei na Brahma quando ela veio do Rio de Janeiro, dia 20 de outubro de 94. Foi justamente da vinda da Brahma para São Paulo. Eles fizeram um processo de seleção em São Paulo e eu ingressei na companhia nesta época. Ingressei no escritório de gerenciamento de qualidade total. Minha primeira chefe foi a Regina Langsdorfe que, na época, era gerente da área de qualidade total.

TRABALHO Trajetória profissional Minha função era de secretária. Sempre trabalhei como secretaria. É minha formação e eu adoro.

CAUSOS “Afastamento e gravidez” O maior desafio que eu passei na companhia foi quando nasceu meu segundo filho, Gabriel. Eu fiquei um tempo afastada da companhia, pois eu tive a minha primeira filha, Larissa, e voltei a trabalhar. Depois eu pedi para sair da companhia. Eles não me deixaram. O Juan Vergara, na época, me deu uma licença não remunerada e depois de um ano eu voltei. Exatamente um mês depois de eu ter voltado, engravidei. Então foi uma situação bastante delicada. Eu fiquei super preocupada. “O que as pessoas vão pensar?”. Depois o Gabriel nasceu e um mês depois eu já estava de volta trabalhando. Muitas pessoas consideram loucura, pode ser, mas para mim realmente foi um grande desafio. Dá para gente estar conciliando as coisas. São os objetivos que você tem na vida em termos profissionais e que a gente, muitas vezes, acaba colocando na frente, mas para mim valeu muita a pena. Foi um desafio porque era complicado deixá-lo em casa e vir trabalhar part-time, era meio difícil, mas valeu muito a pena.

PROCESSOS INTERNOS DA EMPRESA Fusão/ Projeto “Memória Viva” Nós passamos por várias fases marcantes aqui dentro. Eu acho que a companhia te cativa muito. Acho que as oportunidades que eu tive aqui dentro... Eu comecei como...

Continuar leitura

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

P/1- Nome completo local e data de nascimento?

R- Heloisa Helena Totole Miras Floriano, nasci em São Caetano do Sul São Paulo, 4/9/66

P/1- Como e quando você começou a trabalhar na companhia?

R- Eu ingressei na companhia quando ela veio do Rio de Janeiro, na Brahma dia 20 de outubro de 94. Foi justamente da vinda da Brahma para São Paulo que eles fizeram todo um processo de seleção em São Paulo e eu ingressei na companhia nesta época. Ingressei no escritório de gerenciamento de qualidade total, minha primeira chefe aqui foi a Regina (Langsdorfe?) que, na época, era gerente da área de qualidade total.

P/1- Sua função era?

R- Secretária. Eu sempre trabalhei como secretaria, é minha formação e eu adoro ser secretaria.

P/1- Nesse período de companhia qual foi que você considera o seu maior desafio que você passou?

R- Foi quando nasceu meu segundo filho Gabriel, eu fiquei um tempo afastada da companhia, eu tive a minha primeira filha Larissa, e voltei a trabalhar e depois eu pedi para sair da companhia. Eles não me deram, o Juan Vergara, na época me deu uma licença não remunerada e depois de um ano eu voltei. Exatamente um mês depois de eu ter voltado eu engravidei. Então foi uma situação bastante delicada que eu fiquei super preocupada, “o que as pessoas vão pensar” e tudo mais. Depois o Gabriel nasceu e um mês depois que ele nasceu, eu já estava de volta trabalhando. Muitas pessoas consideram loucura, pode ser, mas para mim realmente foi um grande desafio. Dá para gente estar conciliando as coisas, são os objetivos que você tem na vida em termos profissionais e que a gente, muitas vezes, acaba colocando na frente, mas para mim valeu muita a pena. Foi um desafio porque era complicado deixa-lo em casa e vir trabalhar part-time, era meio difícil, mas valeu muito a pena.

P/1- Então você sempre conseguiu conciliar a sua vida particular com a da companhia?

R- Sim.

P/1- Nesse período todo que você esta aqui na empresa,...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.