Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa, 10 de maio de 2012

A primeira impressão é a que fica

Esta história contém:

A primeira impressão é a que fica

Vídeos (2)

Navegue horizontalmente pra acessá-los

P/1 – Valter você pode falar o seu nome, o local e a data de nascimento.

R – Valter Luis Caldana Júnior, mais comumente Valter Caldana. Nasci em Ribeirão Preto no dia 18 de abril de 1962.

P/1 – Os seus pais são de Ribeirão Preto?

R – Os meus pais são de Ribeirão Preto, a família toda é de Ribeirão Preto, na geração anterior a minha e na geração anterior é toda da Itália.

P/1 – Então os seus avós são italianos?

R – Os meus avós são todos italianos.

P/1 – Você sabe quando que eles vieram para o Brasil?

R – Sei.

P/1 – Avós por parte de pai ou de mãe?

R– De mãe e de pai, todos são italianos. Conheço mais as histórias da família da mãe do que do pai, mas a história é uma história bonita até. A italianada da minha família veio para o Brasil primeiro no final do século dezenove, 1890, e já foram para região de Ribeirão. Ribeirão tinha uma fazenda do Schmidt, um alemão, onde hoje é o campus da Faculdade de Medicina e enfim, já tinha um processo de imigração desde essa época, eles vieram. Já tinham ido para Ribeirão e voltaram para a Itália, não se adaptaram a Ribeirão, não sei exatamente porque voltaram… E voltaram a se estabelecer na cidadezinha italiana. Depois, na Primeira Guerra, perderam tudo de novo, se é que tinham alguma coisa. Terminada a Primeira Guerra em 1920, alguma coisa assim, não tinha mais jeito na Itália e eles voltaram pro Brasil, voltaram para Ribeirão e aí foram se estabelecendo lá.

P/1 – O que que eles faziam em Ribeirão?

R – Bom, aí de tudo um pouco né, mas a família italiana é uma coisa que é virótica né? Família italiana vai crescendo, é um conceito de família muito largo, mas o eixo central da minha família: o meu bisavô, pai da minha avó, era carroceiro; as mulheres eram do lar, obviamente, elas cuidavam da família e cuidavam da educação das crianças; o meu bisavô pai do meu avô...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Transformando espaços
Vídeo Texto

Edgard Gouveia Júnior

Transformando espaços
O mundo feito por nós
Vídeo Texto

Paulo Archias Mendes da Rocha

O mundo feito por nós
O caminho da luz
Vídeo Texto

Gilberto Franco

O caminho da luz
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.