Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Por: Museu da Pessoa, 16 de fevereiro de 2022

A primeira escola da Aldeia Januário

Esta história contém:

A primeira escola da Aldeia Januário

Vídeo

A minha fala era muito importante pra mim, é por isso que nunca perdi ela, minha fala iluminava todos os meus compartimentos... não tenho muito contato com a Januária indígena, porque quando eu comecei a me formar aqui dentro... o que eu me lembro dos funcionários, quem trabalhava com a gente... tinha umas professoras que vinha de outras aldeias, inclusive a Belinha ensinou como professora. Mas eu não aprendi nadinha, a professora ensinava dois, quatro meses, depois ia embora, a gente ficava sem aula um bocado de tempo.

Agora tá mudando muito, tem professor índio aqui dentro. A gente tava esperando uma maior assistência, desde o começo era pra ter um conforto melhor pro aluno quando a gente começou a se formar, da vez que tinha acontecido qualquer coisa de futuro pra pessoas assim. A situação era muito precária, aqui nunca tinha professor, a pessoa vinha de longe... o professor as vezes não se dava bem porque era pouco índio. Hoje a população aumentou muito, tu vê que na Januário tem 3 ruas. Precisava tá formando pessoas assim, foi um prazer que a gente achou.

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.