Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Ananda Machado
Por: Museu da Pessoa, 7 de julho de 2002

A poesia do teatro de bonecos

Esta história contém:

Vídeo

IDENTIFICAÇÃO Meu nome é Ananda Machado, eu nasci aqui no Rio de Janeiro no dia 11 de abril de 1974. FORMAÇÃO PROFISSIONAL Eu comecei fazendo a Escolinha de Arte do Brasil, ali na Rio Sul. Em um curso que se chamava Ciai e durava 6 meses. Depois eu entrei pra Uni Rio e fiz licenciatura em Artes Cênicas. Terminando esse curso eu decidi que eu queria investir no teatro de bonecos, aí eu fui pra França no Instituto Internacional de Artes de Marionetes e fiz dois anos, a formação que seria de três anos. Eu consegui uma bolsa do Brasil pra fazer esse curso, mas eu abandonei o ultimo ano porque eu não agüentei de saudades do Brasil. Aí eu vim pro Brasil e fui pro Nordeste aprender com o mamulengueiros de lá que realmente são mestres fantásticos, que conhecem versos e prosas e sabem fazer humor de uma forma muito interessante. TRABALHO Aqui no Rio eu trabalhei em escola, eu fui sócia da NAU que é um Núcleo de Arte da Urca, trabalhando sempre com teatro na Educação, sempre incluindo boneco, animação, me envolvendo em projetos. Ora profilaxia dentária fazendo teatros, depois dentistas dando continuação ao trabalho. Ora com mil histórias mesmo porque eu adoro contar historias com bonecos animados, com bonecos mesmo. Fiz alguns espetáculos como Coração Mamulengo que foi uma chance de trazer os mestres ao Rio e de fazer esse intercâmbio, de colocar um pouco da minha pesquisa em pratica. Outros espetáculos, a gente está ensaiando. Um espetáculo agora chamado Luz e Lua, com patrocínio da Prefeitura, vai estrear no Café Pequeno em setembro, que é um projeto do coração. As esculturas estão belíssimas, as idéias estão pipocando eu acho que vai ficar bem legal. MORRO DOS PRAZERES Pra mim, eu acho que é um sonho, eu sempre quis chegar perto, mais perto de uma comunidade pra entende-la. De repente eu to aprendendo muito mais aqui do que ensinando. Acho que é uma troca muito grande e eu fico encantada a...

Continuar leitura

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Projeto: Morro dos Prazeres – Esse Morro tem história

Realização Museu da Pessoa

Entrevista de Ananda Machado

Entrevistado por Paula Ribeiro

Rio de Janeiro, 07 de julho de 2002

Código MP_CB032

Transcrito por Elisabete Barguth

Revisado por Eloisa Galvão

P/1 – Boa tarde Ananda, gostaria de começar o depoimento com o seu nome completo, local e a sua data de nascimento.

R – Meu nome é Ananda Machado, eu nasci aqui no Rio de Janeiro no dia 11 de abril de 1974.

P/1 – Sua formação profissional?

R – Eu comecei fazendo a Escolinha de Arte do Brasil, ali na Rio Sul na época em tinha um curso que chamava Ciai que, durava 6 meses. Depois eu entrei pra Unirio [Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro] e fiz licenciatura em Artes Cênicas. Terminando esse curso, eu decidi que eu queria investir no teatro de bonecos. Aí eu fui pra França, pro Instituto Internacional de Artes de Marionetes e fiz dois anos. A formação seriam três anos, só que eu consegui uma bolsa do Brasil pra fazer esse curso, mas eu abandonei o último ano porque eu não aguentei de saudades do Brasil.

P/1 – Jura?

R – Juro. Aí eu vim pro Brasil e fui pro Nordeste aprender com os mamulengueiros de lá que realmente são mestres fantásticos, conhecem versos e prosas e sabem fazer humor de uma forma muito interessante.

P/1 – E em termo de projetos desenvolvidos aqui no Rio, trabalhou aonde?

R – Aqui no Rio eu trabalhei em escolas, eu fui sócia da NAU que é um Núcleo de Arte da Urca, trabalhando sempre com teatro na educação, sempre incluindo boneco, animação e me envolvendo em projetos ora de profilaxia dentária, fazendo teatros para que depois dentistas dessem continuação ao trabalho, ora com mil histórias mesmo, porque eu adoro contar histórias com bonecos animados, com bonecos mesmo. Fiz alguns espetáculos como Coração Mamulengo, que foi uma chance de trazer os mestres ao Rio e de fazer esse intercâmbio, de colocar um pouco da minha pesquisa em...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Vida nova para a Praça Roosevelt
Vídeo Texto
Um nome na história do teatro
Vídeo Texto

José Cândido Maia

Um nome na história do teatro
Arte e militância
Vídeo Texto

Henrique Suster

Arte e militância
Vídeo Texto

Davi de Souza

"O riso é anestésico"
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.