Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: Graciele Castro
Por: Graciele Castro, 21 de outubro de 2025

A periferia em mim

Esta história contém:

A periferia em mim

Vídeo

a língua aí visibilidade mastiguei sem registrar a minha sina é a luta tu não podes me calar sou lésbica sou mulher tomar periféricas o poeta cordelista valoriza o meu Torrão mas se o meu olhar à vista línguas em educação escolar da lista você que me deprecia espera só para ver estou bonita da Lei feminina vou dizer Homofobia é crime você entender minhas qualidades meus corpo não é só meu ocupa o meu lugar Sou Graciele Castro os livros são meu Pilar Olá pessoal sou gracinha de Castro poeta cordelista de Petrolina Pernambuco lá a gente tem um espaço que é o Centro Cultural casa do mulheres cordelista estamos aí oito anos né na caminhada trazendo essa visibilidade para as mulheres temos um em uma corda e até hoje 80% de Nossas Ervas para pesquisa e leitura são de mulheres temos uma biblioteca Comunitária Cecília Meireles temos uma galeria cultural e homenagem a nossa mãe do céu Maria das Neves Batista Pimentel e todo esse trabalho que a gente faz é para incentivar e apresentar nas nossas meninas os nossos meninos a importância e a importância do empoderamento que é o Cordel é esse gênero textual Que Mudou muitas vidas que muda muitas vidas e vem nos ensinando de uma forma leve de uma forma rimada não é de uma forma animada que a gente consegue aprender não é esse tem gente que tem uma uma força em nas poetas e nos poetas né de bancadas E aí a gente tem também uma editora rideel acorda Larinha Castro a gente faz a editoração uma publicação né dando e trazer para essa caminhada as produções de nós mulheres não quero tá aqui compartilhando a minha história com vocês vir aqui não estou aqui no Recife visitando tá incrível né o Cordel e poder compartilhar um pouquinho aqui da minha história com vocês um cheiro enorme no coração de vocês e até a próxima

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.