Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: Pagu Dutra Ferreira
Por: Pagu Dutra Ferreira, 20 de dezembro de 2025

A perda de sementes com a falta de perpetuação dos saberes de plantio pelas novas gerações

Esta história contém:

A perda de sementes com a falta de perpetuação dos saberes de plantio pelas novas gerações

Vídeo

quando eu era criança que se vendo o meu avô colocar semente dentro de uma garrafa PET e sei lá com algodão e guardar até o próximo momento do ano que era necessário infantil cresci vendo acontecer enquanto ele plantava uma chácara e dizia que a melancia precisava ser plantada em do ano que o feijão e o milho e outra Ultimamente eu tenho voltando e pensando muito nessas nesses minha infância naquele momento importante e hoje em dia meu avô tinha uma semente gostava e que ele plantava muito tempo estava muito tempo na família que era um feijão vermelho vermelho vermelho no mercado por aí mas primeiro que aquele feijão vermelho segunda que não tem feijão vermelho em tudo que é lugar agora o meu avô já é bem doso não não consegue mais cantar não mora mais na chácara esse terreno não se retou deixaram de ser renovados ano após ano a cada colheita sendo cortado em garrafas pelados com fogo para tirar o ar da semente na Terra e que elas foram determinados pela água e eu fico pensando sobre essas espécies que se perdem com o tempo porque as pessoas que conheciam esse conhecimento vivo não assume a responsabilidade de aperfeiçoar esse Legado de conhecimento ancestral da terra assim que eu não como feijão vermelho não encontro mais em todo lugar e faz muito tempo que eu não como feijão vermelho do meu avô

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.