Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: alvaro neto
Por: alvaro neto, 16 de julho de 2025

A Parábola de Álvaro e o Tesouro Escondido da Sabedoria

Esta história contém:

A Parábola de Álvaro e o Tesouro Escondido da Sabedoria

Certa vez, Álvaro caminhava por uma trilha estreita nas montanhas quando avistou um jovem chamado Elias, sentado em uma pedra, com um mapa na mão e o semblante carregado de frustração. Álvaro se aproximou e perguntou:

— Jovem, o que te preocupa?

Elias suspirou e respondeu:

— Estou em busca de um grande tesouro. Ouvi dizer que ele está escondido nesta montanha, mas não importa o quanto procuro, não consigo encontrá-lo.

Álvaro sentou-se ao lado do jovem e disse com calma:

— Há muitos tesouros na vida, mas os mais valiosos não são feitos de ouro ou prata. O que você realmente está buscando?

Elias olhou para o mapa e respondeu:

— Ouvi que este tesouro pode mudar a vida de quem o encontra. Dizem que ele traz paz, entendimento e uma alegria que ninguém pode tirar.

Álvaro sorriu, reconhecendo a verdade nas palavras do jovem, e começou a contar uma história:

\\\"Filho meu, se aceitares as palavras de Deus e esconderes contigo os Seus mandamentos, inclinando teu coração ao entendimento e fazendo teu ouvido atento à sabedoria, então começarás a trilhar o caminho para o verdadeiro tesouro. Esse tesouro é a sabedoria de Deus, mais preciosa que a prata e mais valiosa que os tesouros escondidos.

Se clamares por conhecimento e buscares a inteligência como quem escava ouro em uma mina, entenderás o temor do Senhor e acharás o conhecimento de Deus. Pois é o Senhor quem dá a sabedoria; de Sua boca vem o entendimento e o conhecimento. Ele reserva essa sabedoria para os retos e é escudo para aqueles que caminham na sinceridade.\\\"

Elias ouviu atentamente e perguntou:

— Mas como posso encontrar esse tesouro?

Álvaro respondeu:

— Primeiro, guarde o que é reto e justo no teu coração. Permita que a sabedoria entre em tua alma e que o conhecimento seja agradável para ti. Isso te protegerá do mau caminho, te afastará daqueles que falam perversidades e das veredas tortuosas dos que se alegram no...

Continuar leitura
Palavras-chave: salvação, deus, terra, compaixão

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Então valeu a pena a luta!
Vídeo Texto

Girlândia Pires Pereira

Então valeu a pena a luta!
Enfim, a terra prometida
Vídeo Texto

Raimundo Ivaldo Silva

Enfim, a terra prometida
Retomada do Povo Tapeba
Vídeo Texto

Antonio Ricardo Domingos Dourado da Costa Tapeba

Retomada do Povo Tapeba
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.