Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa, 12 de julho de 2012

A paixão pela costura

Esta história contém:

A paixão pela costura

Meu nome é Maria e nasci no nordeste do Brasil. Minha mãe era do lar e o meu pai era um pequeno comerciante de gênero alimentício, cereais, em nossa cidade chamávamos de quitanda, tinha de tudo um pouco; arroz, feijão, sabão, coisas do lar, mas quando ele faleceu, já não trabalhava mais, era aposentado, vivia de pequenas rendas de terrenos que possuía, e de lá ele tirava o sustento. Nós somos onze, eu tenho dez irmãos, eu sou a oitava.

Quando eu era mais nova eu ia até a quitanda, porque o point da cidade é a feira que existe aos sábados e nossa família ia para curtir, para ver as novidades que vinham, até venda de roupa tinha nessa feira, e como eu sempre gostei de mexer com roupas, desde criança, desde os meus doze anos de idade que costuro. Ficava muito curiosa porque nesse espaço que era um mercado central da cidade, tinham lojas de tecido e eu ficava encantada com aqueles tecidos, com as novidades que vinham e era o meu lazer, ficava torcendo para que chegasse o sábado para ir à feira ver as novidades.

Minha casa era muito animada, todo mundo muito amigo, ainda hoje, nós somos quatro irmãs e sete irmãos homens, e eu fui criada praticamente com os irmãos, porque as irmãs são bem mais velhas do que eu, a mais velha já é falecida. Fui criada só com os meus irmãos, muito cheia de proteção, não podia paquerar, não podia sair de casa sozinha, fui cercada de muita proteção, mas era muito divertido.

Eu me sentia protegida, eu nunca discuti essa questão, que hoje é chamado de liberdade, liberdade que eu não tinha. Mas eu gostava porque onde quer que eu fosse eu tinha sempre uma pessoa ao meu lado me protegendo e naquele tempo era normal, eu era adolescente, não me incomodava nem um pouco, pelo contrário, eu gostava bastante, na minha família nós somos muito ligados, ainda hoje há um encontro mensal e no final do ano fazemos um encontro da família, que é da família do meu pai. Todo mês nos reunimos na casa de um e vamos...

Continuar leitura

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF
Projeto Memórias e Histórias de Mudança Depoimento de “Maria” Entrevistada por Raul Varela e Fernanda Prado Teresina, 12/07/2012 Realização: Museu da Pessoa Entrevista número: VV_TM012 Transcrito por Cristiana Sousa Revisado por Luiza Gallo Favareto Depoimento com veiculação restrita A entrevista na íntegra bem como a identidade dos entrevistados tem veiculação restrita e qualquer uso deve respeitar a confidencialidade destas informações. Para ter acesso à entrevista na íntegra, entre em contato com museologia@museudapessoa.net

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Uma Costura de Origens e Raízes
Vídeo Texto
Retalhos da minha história
Vídeo Texto

Patrícia Freire de Almeida

Retalhos da minha história
Costureira de mão cheia
Vídeo Texto

Juraci dos Reis Vanin

Costureira de mão cheia
Agulha e linha
Vídeo Texto

Júlia Maria Medeiros

Agulha e linha
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.