Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Wanderlei Salvador
Por: Wanderlei Salvador, 26 de fevereiro de 2019

A origem do sobrenome Salvador

Esta história contém:

Sobrenome Salvador Os registros mais antigos deste sobrenome, tem origem religiosa, em memória de Jesus Cristo, Salvador do mundo. Foi um nome próprio, adotado como apelido e depois virou sobrenome de diversas famílias ibéricas, que não possuem nenhuma ligação de parentesco entre si. Dos registros mais antigos que se tem notícia até agora, consta Amós Salvador, que foi Grão Mestre n. 486 da antiga Grã-Cruz da Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa em Portugal. Outro registro importante é de Jose, ou Joseph Salvador, o primeiro Judeu luso-descendente a exercer o cargo de Diretor da Companhia das Índias Orientais. Ele descendia de judeus que escaparam da inquisição, da cidade portuguesa de Tomar, deslocando-se para os Países Baixos e depois para Londres. Tornou-se o líder da comunidade Sefardita de língua portuguesa, e um proeminente mercador e empresário que emprestou consideráveis quantias ao governo inglês, e assim, acabou sendo o representante da comunidade junto ao Rei Jorge III. Joseph percebeu o potencial dos Estados Unidos como refúgio para os Judeus e patrocinou a viagem para mais de 40 pessoas, que fundaram a colônia judaica de Savanah, na Geórgia. Ele também adquiriu uma boa propriedade na Carolina do Sul, mantendo sempre o idioma português em família. O terremoto de 1755 em Lisboa, levou a ruina todo o império de Joseph Salvador na Europa e afetou os negócios na Ásia. Restou a propriedade no solo Norte-americano onde veio se abrigar, adquirindo mais terras e se tornou um proeminente patriota. Tempos depois, seu bisneto Francis, ou Francisco Salvador se tornou um dos heróis da independência Americana, tendo patrocinado financeiramente a guerra, e tornou-se o primeiro português e também o primeiro judeu eleito na Assembleia Colonial. Francis Salvador liderou as reuniões para convencer os notáveis a aceitar a independência e em 1776, quando os índios Cherokees se aliaram aos ingleses,...

Continuar leitura
Palavras-chave: salvador, família, sobrenome

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Famiglia Vidale
Texto

Romeu Ricardo Vidale

Famiglia Vidale
Duas Vezes Bullying Nominal e Vocal
Texto

Daiane Bezerra Macedo

Duas Vezes Bullying Nominal e Vocal
Arte e militância
Vídeo Texto

Henrique Suster

Arte e militância
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.